Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

CORAÇÕES E MENTES


Por Elton Telles Publicado 14/02/2020 às 20h20 Atualizado 23/02/2023 às 17h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

“Por que, em pleno 2020, precisamos de mais uma releitura de ‘Adoráveis Mulheres’?” deve ser o que muitos se perguntaram ao saberem que a diretora e roteirista Greta Gerwig pretendia adaptar o romance clássico de Louisa May Alcott para as telonas. Além de minisséries e desenhos animados inspirados pela mesma história, esta é a quarta versão para o cinema, antecedida por “As Quatro Irmãs” (1933), “Quatro Destinos” (1949) e a de mesmo título, “Adoráveis Mulheres” (1994). As quatro produções são amplamente fiéis ao livro, compartilham o mesmo enredo e apresentam caminhos dramatúrgicos muito específicos em comparação à fonte original.

Apesar das liberdades criativas de Gerwig neste novo filme, seu “Adoráveis Mulheres” ainda se trata essencialmente de “Mulherzinhas”, cânone da literatura norte-americana, que acompanha o amadurecimento de quatro irmãs de origem pobre, enquanto seu pai está em campo de batalha durante a Guerra Civil. Todas as quatro garotas têm alguma predileção artística: Meg, a mais velha, gosta de teatro; a mais nova, Amy, é encantada por pinturas; a delicada Beth é a única do quarteto com aptidão para música; e a protagonista, Jo, é uma escritora de mão cheia. O roteiro é democrático e ligeiramente aplicado em conceder tempo de tela suficiente para que o espectador se afeiçoe a cada uma das “mulherzinhas”, nem que seja por um comentário atravessado de uma delas durante uma discussão.

A despeito da admiração pelas artes, as irmãs têm perspectivas de vida bastante distintas. As histórias das quatro se entrelaçam na vida adulta, e o script é tenro e compreensivo com as escolhas delas, sem emitir juízos de valor e sem a desnecessária recaída de evocar atos de antagonismo. Como exemplo, a mais nova das irmãs March, Amy, considerada a mais chata do grupo. Há uma dose inerente de vilania infantil na caçula tanto no livro como nas demais adaptações, porém nesta versão moderna, Gerwig encara a teimosia e irritabilidade da personagem com condescendência e redimensiona as motivações de suas atitudes, sem ignorar o forte laço de irmandade entre as garotas. É palpável o carinho e respeito do filme com todas as personagens – até com a ocasionalmente preterida Amy –, tornando-as personas mais complexas do que estereótipos embalados e prontos pra consumo.

Outro exemplo é a vontade de Meg, a mais velha, de querer casar, ser esposa e mãe rodeada de crianças, decisão veementemente reprovada pela irmã Jo. Em uma bela cena com as duas, a conversa expõe com clareza as motivações da primogênita, e que a sua escolha não deve ser desprezada porque a irmã considera algo “menor”. Sem soar como panfleto de cartilha feminista, o que “Adoráveis Mulheres” nos ensina é que tudo bem qual caminho a mulher vai percorrer contanto que a escolha parta exclusivamente dela. Os diálogos calorosos do filme, bem como as situações e incidentes que cruzam os destinos das personagens, são muito bem tracejados. É notável que o texto passou por revisões atenciosas, o que o envolve em um véu de precisão admirável. Mesmo sendo uma trama com DNA novelesco, quem assiste – e se permite – é vencido pela pureza e encantamento traduzidos em imagens.

Ademais, é muito fácil acessar o universo de “Adoráveis Mulheres”. É como se, ao adentrar a casa aconchegante dos March naquele inverno desolador, o espectador fosse recebido com um abraço e convidado a ficar ao lado da lareira, observando e convivendo com a família. Isso é muito especial, e particularmente difícil permitir que a audiência se sinta tão confortável em um espaço. A direção acolhedora de Greta Gerwig, sempre amigável e maternal, eleva uma história meio rocambolesca, datada e cujo desfecho já sabemos. Permanece convencional, porém de grande impacto emotivo, como se recebesse uma lufada de ar fresco, e sendo perfeitamente ajustável para os dias atuais. Essa, inclusive, é uma das várias sacadas inteligentes desta adaptação: não trair o romance de origem, e com muita propriedade, oscilar entre o aspecto tradicional e o acabamento moderno. O resultado é simplesmente magnífico.

Além de rejuvenescer a publicação, com “Adoráveis Mulheres”, Greta Gerwig presta um comovente tributo ao consagrado romance e à sua autora, Alcott, mesclando ficção e realidade em um extraordinário exercício de metalinguagem, que apenas sublinha o frescor do filme. A releitura, neste caso, supera as páginas do livro e pega o público de sobressalto com a ensolarada homenagem. Outra confirmação do roteiro impecável é a lógica estrutural oferecida para a narração, que adultera a linearidade e a troca por flashbacks muito bem encaixados e que, por ventura, enriquece a trama ao conectar as subtramas secundárias no passado e presente.

Dona de um carisma irrepreensível, incorporado em sua desenvoltura em cena, a irlandesa Saoirse Ronan injeta vitalidade à heroína Jo, comprovando que é a melhor intérprete de sua geração. É impressionante a capacidade desta atriz, de apenas 25 anos, detentora de uma já robusta filmografia, de se ajustar a papeis tão diversos e não reproduzir quaisquer maneirismo nas composições, seja em filmes de época ou ambientados nos dias atuais.

Quanto às outras irmãs, tanto Emma Watson quanto a ótima Eliza Scanlen têm momentos próprios para brilhar, mas é a Amy de Florence Pugh quem dá as cartas. Beneficiada pelo roteiro, conforme já expresso na crítica, Pugh está radiante e é convincente na demonstração de maturidade da personagem. Adornadas com o afeto da direção e a fotografia belíssima assinada pelo francês Yorick Le Saux, as quatro contracenando é de sair faíscas da tela.

Todos os integrantes do elenco estão superlativos em suas atuações, do galanteador Timothée Chalamet à matriarca boa samaritana encarnada por Laura Dern, passando pela sábia e rabugenta tia rica interpretada por ninguém menos que Meryl Streep. Um elenco de ouro, orientados por uma diretora que sabe perfeitamente o que está fazendo.

Vertendo cordialidade a cada frame, a condução generosa e a linguagem perspicaz emprestada por Gerwig são fundamentais para o sucesso artístico do projeto. Me chame de piegas, mas em um período tão obscuro em diversas esferas sociais, é um alento poder assistir a uma obra grandiosa em sua honestidade, capaz de fazer o público sorrir e se emocionar. Se alguém ainda se pergunta “por que mais um ‘Adoráveis Mulheres’ em 2020?”, este pra mim é um motivo suficiente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Nova pista expressa da Marginal Pinheiros tem trânsito liberado


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…

Geral

Caminhão bate e carga de madeira despenca de viaduto sobre a marginal Tietê


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….

Geral

PM é baleado ao passar por baile funk na zona leste de SP


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…