Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Educação começa em casa


Por Gilson Aguiar Publicado 21/10/2019 às 11h14 Atualizado 24/02/2023 às 17h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A rede estadual de ensino abriu matrículas para o ano que vem. A novidade é que ela pode ser feita pela internet. O que desburocratiza e facilita para os pais na hora de fazer a rematrícula ou trocar o filho de instituição. A critérios para a troca de escola, caso os pais desejem isso precisam optar por três escolas para matricular o filho e aguardar sobra de vagas. Mas tudo isso pode ser feito on-line.

Por mais que a tecnologia facilite esta relação dos pais com as instituições de ensino, nada substitui a frequência dos pais na escola. O acompanhamento da vida escolar dos filhos é condição fundamental para o bom desempenho. A educação precisa disso.

Muitos pais fazem a crítica ao mau desempenho dos filhos quando o assunto é educação. Porém eles se esquecem que sua participação pode ser a “peça chave” para que o bom desempenho aconteça. Aprende que dentro do ambiente doméstico há a valorização da escola.

Conhecer os professores, a direção da escola, a proposta pedagógica e participar dos eventos que instituição promove gera uma relação de troca e apoio. A escola também precisa conhecer a comunidade onde ela atua. Quem são as pessoas que tem os filhos dentro do ambiente escolar. Este conhecimento permite rever e propor práticas pedagógicas adequadas as necessidades da comunidade.

Muito da educação ser considerada um peso para pais e filhos é o distanciamento. A falta de uma comunicação eficiente e que consiga contemplar os interesses de lado a lado. Há um desprezo dos pais pela escola e das instituições de ensino pela comunidade a sua volta. Muito disso é preconceito, falta de conhecimento.

Esta ponte entre comunidade e escola deve ser feita, com urgência. A educação é uma resposta, não é a única, mas pode fazer uma diferença significativa ao perceber que a colaboração com a comunidade lhe garante respeito e apoio. O que em grande parte falta para sociedade quando o tema é educação. Parte considerável das pessoas consideram a educação importante, mas não conseguem identificar como.

Conhecendo, dialogando, convergindo interesses, a escola pode ser uma porta voz da comunidade e ajudar a elaborar com mais eficiência suas pautas de interesse. A discussão mais racional sobre os problemas que uma comunidade atravessa, quando é feita dentro de um ambiente educacional, pode unir maturidade e racionalidade.

Aposte nisso, frequente a escola do seu filho.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…