Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Envelhecer não é um problema


Por Gilson Aguiar Publicado 26/07/2018 às 11h10 Atualizado 17/02/2023 às 19h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O futuro nos reserva uma população de 228 milhões de brasileiros, em 2060. Contudo, o ambiente será mercado por pessoas com mais de 50 anos, serão mais de 45% dos brasileiros. As escolhas para adultos contaminará o comércio. E papo de “velho” pode ser inspiração para a produção cultural. Possivelmente as festas de Natal e Ano Novo serão nos clubes e menos em família. Por sinal, ambiente familiar será bem diferente do que assistimos na propaganda de margarina.

Um levantamento do IBGE mostra que as mulheres continuaram sendo a maioria em 2060, serão 51,4% da população. Com uma projeção de a qualificação superior ter uma maioria absoluta do sexo feminino, elas estão com mais potencial no mercado de trabalho. Hoje, a maioria dos universitários é do sexo feminino. Elas desistem menos dos estudos e vão viver mais. Para 2060 a perspectiva de vida das mulheres é de 84,2 anos, enquanto os homens tem uma perspectiva de 77,9. Mulheres com mais instrução e melhor renda tem menos filhos. Vale lembrar, que em 40 anos os brasileiros com menos de 14 anos serão 15% da população. Hoje são 21%.

Um terço da sociedade terá mais de 60 anos. Vão predominar na perspectiva do que deve ser prioridade e como se estabelece o padrão de necessidades do país. Hoje, os sessentões são apenas 13%. Estes brasileiros com idade de serem avós não vão experimentar a vida que os nonos e nonas de hoje presenciam. Vão viver cercados de seus iguais, mas também sozinhos.
Se associarmos o envelhecimento com a tendência dos hábitos que estamos adquirindo hoje, a solidão irá se firmar como tendência. Levando em consideração que os jovens entre 15 a 25 anos serão os sessentões que o IBGE projeta em sua pesquisa, os desejos particulares irão imperar sobre a convivência com os outros. Com relações mais curtas e com maior liberdade de desprendimento com os compromissos, as “teclas” de “enter” e “delete” serão intensamente usadas. A busca pela felicidade instantânea impedirá o velho de deixar envelhecer suas relações.

E por fim, a população começará um processo de encolhimento em 2060, segundo os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com uma tendência que já começou das mulheres terem cada vez menos filhos, os brasileiros sessentões não deixaram herdeiros. A sucessão será um tema para poucos. As casas e apartamentos serão menores, o desejo do grande espaço particular será uma tendência rara para os excêntricos.

Já participei de tantos debates discutindo as gerações Y e Z. A tendência dos jovens contemporâneos. Como serão os debates sobre a juventude na década de 2060? Possivelmente estaremos olhando para um futuro com saudosismo da perspectiva de rejuvenescimento. Mas, possivelmente, a terceira idade deixará de ser um peso. Talvez nem se chame mais terceira idade e sim a idade de todos nós.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…