Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de maio de 2024

Empresárias se uniram para compartilhar soluções na pandemia


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 31/03/2022 às 13h03 Atualizado 20/10/2022 às 17h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/CBN

Mesmo em meio a dificuldades, a união de mulheres empresárias fez a diferença no compartilhamento de soluções para diferentes negócios que enfrentavam problemas durante a pandemia do novo coronavírus. Esta força revelada por este grupo de executivas superou as divergências próprias da concorrência e foi fundamental para a manutenção e crescimento dos negócios, disse a presidente da Acim Mulher, Cláudia Michiura, em entrevista à CBN Maringá.

A Acim Mulher apoiou este movimento na pandemia e em visitas técnicas detectou vários cases de sucesso. “As mulheres estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios, no comando de empresas e em cargos de direção. Há companhias que inclusive traçam metas de participação feminina”, afirmou a presidente da Acim Mulher.

“Ultimamente a gente tem visto esse número aumentar de maneira muito mais acelerada do que vinha acontecendo. As empresas estão buscando mulheres para que cuidem da gestão dos seus negócios. [Para] cargos gerenciais e de diretoria, as grandes empresas nacionais e multinacionais estão buscando [mulheres], porque existe uma meta interna. Estamos num momento de gestão inclusiva, diversidade, ESG [Ambiental, Social e Governança], o foco [é] em alavancar as mulheres e ter mais mulheres na gestão e até nas bases de produção e indústrias, isso faz parte das metas. E as mulheres estão se preparando mais para isso, [hoje] vemos mais mulheres palestrantes no mundo dos negócios. [Quando] você vai assistir CEOs de grandes empresas, são mulheres. É um número ainda pequeno, mas eu vejo um mercado mais acelerado, até por exigência da atualidade”, disse a presidenta. 

Quanto às metas citadas, Cláudia Michiura explica que isso faz parte do planejamento de grandes empresas. “Existem metas […] no Walmart, em 2021, […], se contratou 56% de mulheres e pessoas negras e […] 38% das promoções para cargo de diretoria e gerência foram para mulheres. Então existem essas metas. A XP Investimentos também tem essa meta de chegar em 2030 […] incluindo mais mulheres em cargos de gerência em seu negócio”, exemplificou.

O papel da Acim Mulher na formação de mulheres empresárias e executivas é reforçado pela presidenta. “A nossa missão é representar os interesses e fortalecer as empresárias e empreendedoras de Maringá, obviamente, focando e promovendo benefícios à comunidade. Mas nós buscamos no dia a dia do nosso trabalho sempre focar em experiências. Temos visitas técnicas a empresas locais, buscando cases de sucesso, fora do estado do Paraná e até multinacionais fora do Brasil. As nossas reuniões semanais focam em momentos de troca de experiência na gestão, somos em quase 50 mulheres de todos os segmentos. […] temos também cursos de gestão para as empreendedoras e executivas”, explicou Cláudia Michiura. 

Assista ao vídeo da entrevista:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação