Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

Cinco passos para tirar os sonhos do papel em 2019


Por Letícia Tristão Publicado 01/01/2019 às 11h00 Atualizado 19/02/2023 às 12h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Falta de tempo… Falta de dinheiro… Quantas justificativas para sonhos que ficam para trás e objetivos que acabam esquecidos… No entanto, é possível realizar aquele sonho que já fez alguns aniversários e que parecia impossível. A psicóloga Elise de Cnop listou cinco dicas para tornar mais “alcançável” aquele sonho engavetado. Mas, antes disso, é preciso transformar os sonhos em metas.

Dica bônus: “Quando se dá prazo para um desejo acontecer o sonho já se torna mais próximo do real, já se transforma em algo mais: uma meta. Meta é um sonho com data e hora para acontecer”, afirma Elise.

Por exemplo, esqueça o “ano que vem vou emagrecer”. É preciso definir o quanto se pretende emagrecer, quando começar (nada de próxima segunda, hein), onde começar a malhar, o que deixar de comer… Visualize melhor o objetivo.

Agora que você transformou seu sonho em meta, vamos as dicas de ouro para tirar do papel os objetivos em 2019.

1 – Estratégia

Na hora de arquitetar a meta, mantenha a realidade bem próxima: tudo tem um preço. Deixe sempre bem claro o que você vai fazer para alcançar, de que maneira e do que estará disposto a abrir mão.

Se o seu sonho for viajar, saiba que vai precisar economizar em alguma coisa. Se for emagrecer, alguns doces e excessos vão ter que ficar para depois.

2 – Disciplina

Nada de deixar para depois do Carnaval aquilo que você prometeu no Ano Novo. As metas devem ser mensuráveis e específicas. Não existe receita mágica, o esforço e responsabilidade com os objetivos é que os tornam alcançáveis.

3 – Silêncio

Ainda segundo a psicóloga, é preciso guardar as metas para si e não compartilhar. “É que os outros podem de alguma forma ‘vampirizar’ e enfraquecer os sonhos que estão se transformando em metas”.

Palavras negativas e que descreditam suas metas podem afetar o trajeto que você está trilhando para alcançá-las.

4 – Comece devagar e celebre

Quando não se tem o hábito de traçar metas e de cumpri-las, é importante começar com pequenos degraus. Não é preciso planejar para o ano todo, por exemplo.

“Comece por pequenos desafios e assim que uma pequena parte for atingida, celebre-a! Comemore sua conquista, como o reconhecimento de que você foi capaz. Isso lhe dará confiança e autoridade para, aos poucos, aumentar o tamanho de alguma meta. Quando se traça um propósito muito grande e por algum motivo não se consegue alcançar, pode ser que você se frustre”.

5 – Agradeça

Antes de começar a traçar metas para 2019, que tal finalizar 2018 agradecendo por tudo o que aconteceu, tudo o que realizou e conquistou?

Da mesma forma que é importante estipular resultados futuros, também é um exercício válido tentar resgatar tudo aquilo que já foi conquistado. Ser grato é uma forma de reconhecer seu esforço e méritos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Nova pista expressa da Marginal Pinheiros tem trânsito liberado


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…

Geral

Caminhão bate e carga de madeira despenca de viaduto sobre a marginal Tietê


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….

Geral

PM é baleado ao passar por baile funk na zona leste de SP


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…