Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de maio de 2024

Inep divulga notas do Enem 2018 nesta sexta-feira


Por Folhapress Publicado 16/01/2019 às 13h48 Atualizado 19/02/2023 às 16h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta sexta-feira (18), mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado terão acesso às notas das provas.

O resultado será divulgado na internet, na Página do Participante, e no aplicativo oficial do Enem. As informações são da Agência Brasil.

Os participantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, será divulgada apenas em março, 60 dias depois dos demais participantes.

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgará ainda, em data a ser definida, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas em instituições privadas, pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), e para participar do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa, as vagas disponíveis. São mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Bebê de um ano engasgado com peça plástica é salvo por PMs no interior de SP


Um bebê de apenas um ano de idade engasgado com uma peça plástica foi salvo com ajuda da Polícia Militar…


Um bebê de apenas um ano de idade engasgado com uma peça plástica foi salvo com ajuda da Polícia Militar…

Geral

Lula viaja ao RS, sobrevoa áreas afetadas pelas chuvas e se reúne com Leite


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, na manhã desta quinta-feira, 2, para Santa Maria, no Rio Grande do…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, na manhã desta quinta-feira, 2, para Santa Maria, no Rio Grande do…