Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024

Cuidados com aquecedor a gás devem ser redobrados no inverno


Por Agência Estadual de Notícias Publicado 24/05/2019 às 18h37 Atualizado 22/02/2023 às 14h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A manutenção dos aquecedores a gás deve ser ainda mais cuidadosa no inverno. Com a queda das temperaturas, o equipamento é mais utilizado e a tendência é manter as janelas e portas fechadas. Os ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e nem cheiro é difícil percebê-lo e sua inalação pode ser fatal.

Para evitar acidentes é fundamental que os equipamentos passem por manutenção a cada seis meses, ou de acordo com as indicações do fabricante.

O gerente de Serviços ao Cliente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Hamilton Azevedo, alerta que é necessário tomar outros cuidados básicos. “Os equipamentos a gás devem ser mantidos em bom estado de conservação, estar sempre com a manutenção em dia e instalados em locais com ventilação adequada”, destaca. Essas recomendações, acrescenta, valem para o ano todo, mas no inverno, quando as pessoas permanecem por muito tempo em lugares fechados, é preciso ter ainda mais atenção”, destaca.

Segundo Corpo de Bombeiros, a falta de ventilação e a má instalação dos aparelhos a gás – principalmente aquecedores de água – são as maiores causas de acidentes com monóxido de carbono em edificações. Por isso, é indicado verificar as instalações dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água, além da pressão, os bicos de entrada do gás e da água e os queimadores. “O local ideal para a instalação dos aquecedores a gás é a área de serviço, que costuma ser o local mais arejado da casa”, explica Azevedo.

Durante a execução do projeto de engenharia também é importante garantir a ventilação adequada das áreas onde os aparelhos serão colocados, assim como a correta instalação das chaminés, de acordo com medidas e ângulos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A norma da ABNT que descreve as medidas necessárias para a adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível é a NR 13103.

A Compagas orienta como utilizar o equipamento de forma correta

– Verifique se a chama do aquecedor é azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa) o equipamento pode estar funcionando de forma defeituosa. Neste caso, chame um profissional qualificado para revisão do equipamento e da ventilação.

– Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.

– Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente. É perigoso.

– Esteja atento para a vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido, é aconselhável sua substituição.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Deve haver janela de bom tempo para maior parte do RS, diz Comando Militar do Sul


O Comando Militar do Sul (CMS) informou que a previsão meteorológica é de uma janela de bom tempo em maior…


O Comando Militar do Sul (CMS) informou que a previsão meteorológica é de uma janela de bom tempo em maior…

Geral

Liberação de emendas parlamentares para o RS haverá de ser uma prioridade, diz Pacheco


O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a liberação de emendas parlamentares para o Rio Grande do…


O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a liberação de emendas parlamentares para o Rio Grande do…

Geral

TCU/Dantas: em momentos excepcionais, devemos usar regras flexíveis para proteção de cidadãos


O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, defendeu “regras mais flexíveis” para o uso do dinheiro público…


O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, defendeu “regras mais flexíveis” para o uso do dinheiro público…