Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Com fim do El Niño, o que o produtor pode esperar do fenômeno climático La Niña?


Por Redação GMC Online e CBN Maringá Publicado 29/03/2024 às 08h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Capa
O que esperar do fenômeno climático La Niña? Foto: Ilustrativa/IDR

A chegada do fenômeno climático La Niña, que dará lugar ao El Niño, provocará muitas mudanças no clima. Em em entrevista ao CBN Rural, o meteorologista Luiz Renato Lazinski falou sobre as tendências que irão marcar o fenômeno e como os produtores serão afetados pelas mudanças – veja no fim da matéria o vídeo com a entrevista completa com o meteorologista,

O que esperar do La Niña?

O meteorologista destaca que o El Niño já está praticamente indo embora, já está perdendo força. “Agora até o final do mês ele vai embora e a partir de abril nós vamos ter uma situaçãõ que nós chamamos de neutralidade climática: nem El Niño nem La Ninã”.

A previsão é de que a La Niña seja bastante forte e fique mais intensa no inverno. Segundo o meteorologista, o fenômeno não deverá ser tão intenso quanto no passado, mas deve influenciar o clima ao longo de toda a safra de inverno, “principalmente nessas áreas mais altas aqui do centro sul do Paraná, com as culturas de inverno, como trigo, cevada, e deve influenciar também o clima para a nossa safra de verão, que começa a partir de setembro, entáo essa La Niña vem a partir de maio, começa a se instalar, claro, lentamente, mas é uma La Niña de intensidade que nós estamos prevendo, de moderada a forte, e eu acredito que ela dure também um ano, não deve ser muito prolongada”, disse.

“Então, o que nós temos visto são essas irregularidades no clima: muito calor, tivemos essa frente fria que entrou ao longo do fim de semana passado, a temperatura já diminuiu um pouco mais e essa frente fria foi muito boa para o clima, principalmente do centro oeste, tem chovido bem ali no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, e vai continuar chovendo, mas a tendência de agora em diante é de que as chuvas fiquem bastante irregulares”, relatou.

A tendência, portanto, é de que a partir de abril e maio as chuvas diminuam. “Normalmente nessa região norte, centro norte do Paraná e central do Brasil já se tem uma diminuição de acúmulo das precipitações. A tendência é que diminua um pouco mais. Vai chover, mas as chuvas devem ficar abaixo da média, muito irregulares e muito mal distribuídas”.

Os impactos para o produtor

De acordo com o meteorologista Luiz Renato Lazinski, para o milho safrinha pode haver algum problema, justamente pelo fato de que em anos de La Niña a chuva é irregular e são registrados veranicos. “Então o período entre uma chuva e outra pode demorar bastante e isso pode ser uma clima não tão bom para o milho safrinha, mas por outro lado um clima extremamente favorável para as culturas de inverno, como o trigo, por exemplo, que gosta de um clima mais seco, e a cevada. Como é um clima mais seco, eu acredito que é um clima extremamente favorável para o trigo, e talvez o milho safrinha, em uma ou outra região do Paraná, norte, noroeste do estado, possa sofrer um pouquinho, pela irregularidade dessas chuvas e também pelos veranicos serem mais prolongados a partir de abril”, explica.

Então o que o agricultor pode esperar? “Para nós, o La Niña, no centro sul da América do Sul, no Paraná especificamente, é um clima bastante favorável às lavouras de inverno, um clima mais seco em que as lavouras de inverno se desenvolvem melhor, mas para as lavouras de verão ele não é tão bom por causa desses veranicos. Por outro lado, as lavouras, por exemplo nas áreas mais ao centro e norte do Brasil são extremante favoreis às lavouras de verão. O Brasil é um país muito grande, favorece para um e nao é tão favorável para outro. Então com o La Niña aqui para nós no Paraná e centro sul do Brasil nós podemos ter um clima talvez não tão favorável à nossa próxima safra de verão”.

Veja o vídeo com a entrevista completa com o meteorologista

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…

Geral

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula em Minas


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…

Geral

Comerciantes da 25 de março enfrentam interrupção de energia no centro de SP


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…