Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Painel discute aspectos políticos e legais da pandemia


Por Redação GMC Online Publicado 02/07/2020 às 13h40 Atualizado 24/02/2023 às 12h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Macau Photo Agency/Unsplash

A University of Florida, vai realizar no próximo dia seis um painel sobre diferentes aspectos legais e políticos dos efeitos da pandemia provocada pela Covid-19. A iniciativa é parte do programa de intercâmbio existente entre a Universidade da Florida, Estados Unidos, e universidades brasileiras, que têm como coordenador no país o professor maringaense Paulo Roberto Pereira de Souza, reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de 1982 a 1986 e ex-Secretário de Estado do Governo do Paraná.

O primeiro painel vai tratar de privacidade e proteção de dados, incluindo o uso de novas tecnologias e como equilibrar interesses privados durante a emergência de saúde. O painel contará com a participação de uma das maiores autoridades no assunto dos Estados Unidos, Prof. Jon Mills e também com Christian Perrone, pesquisador Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).

O Segundo painel vai tratar da ação de autoridades durante a emergência pública de saúde e vai contar com a participação do ex-Presidente da American Bar Association (que equivale à nossa OAB) e, representando o Brasil, o prof. Dr. Júlio César Garcia, da Unioeste, que está fazendo Pós-Doutorado nos Estados Unidos.

A Terceira sessão vai tratar de Meio Ambiente e Sustentabilidade Urbana e como são afetadas pela pandemia. Este painel contará com a participação do Prof. Dr. Paulo Roberto Pereira de Souza; Prof. Thomas Hawkins, da University of Florida; Robertson Fonseca de Azevedo, Promotor de Justiça; Phillip França da Univel; e Alfredo Capetti, da Unioeste.

O painel vai abordar especialmente os impactos resultantes de uma inadequada gestão dos recursos naturais e do planejamento urbano. Para o maringaense Paulo Roberto Pereira de Souza, o “novo normal” vai exigir uma profunda revisão nos modos de produção e consumo, assim como da gestão, formulação e execução de políticas públicas.

“No Brasil a pandemia mostrou o quanto as políticas públicas do meio ambiente, da saúde, do desenvolvimento urbano, do combate à pobreza, e da educação têm sido inadequadas nos últimos anos. O país não pode mais continuar ignorando os danos ambientais provocado por inadequada gestão dos recursos hídricos, dos resíduos sólidos, da expansão urbana descontrolada”, diz o professor.

Pereira de Souza acrescenta que será necessária uma profunda revisão na ação de governantes, de parlamentares e, da sociedade civil em geral. “Os números mostram a situação preocupante de concentração de renda, do saneamento urbano, do crescimento desordenado das grandes metrópoles, e do uso predatório de recursos naturais. O grande apelo do painel será para uma reflexão sobre o impacto da pandemia no planeta e a revisão do comportamento de governos, iniciativa privada e sociedade em geral”, comenta. 

A inscrição para o painel é gratuita e deve ser feita no endereço https://rebrand.ly/registerUFwebinar. As palestras serão em inglês e português e não haverá tradução simultânea.

O programa de intercâmbio entre a Universidade da Florida e universidades brasileiras já realizou, em mais de 25 anos de duração, 20 cursos para juízes de direito, promotores de justiça, advogados, professores de Direito e alunos de pós-graduação, além de pesquisas e publicações. 

Precisa sair de casa? Use Máscara.Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Promotoria denuncia 4 vereadores por ligação com fraudes do PCC em prefeituras e câmaras de SP


O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça na quinta, 25, quatro vereadores e três servidores públicos por suposto…


O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça na quinta, 25, quatro vereadores e três servidores públicos por suposto…

Geral

VSR tem causado mais mortes de crianças pequenas do que covid-19 no Brasil, alerta Fiocruz


O vírus sincicial respiratório (conhecido pela sigla VSR) causou mais mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças menores…


O vírus sincicial respiratório (conhecido pela sigla VSR) causou mais mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças menores…