Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de maio de 2024

Senado retira projeto sobre quebra de patente de vacinas da pauta de hoje


Por Agência Estado Publicado 07/04/2021 às 21h24 Atualizado 24/02/2023 às 06h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Após uma polêmica envolvendo o governo do presidente Jair Bolsonaro, o Senado retirou da pauta o projeto para quebra de patentes de vacinas e medicamentos contra a covid-19. A proposta será discutida em uma reunião de líderes amanhã e poderá voltar ao plenário nesta quinta-feira, 8, ou na próxima semana.

Conforme o Estadão/Broadcast revelou, o Executivo está “extremamente apreensivo” com a possibilidade de o Senado aprovar a proposta e, na prática, travar o envio de imunizantes ao País, provocando o efeito inverso ao pretendido.

Com a quebra de patentes, a produção de imunizantes, insumos e remédios com eficácia comprovada contra a covid-19 não precisariam observar os direitos de propriedade industrial durante a duração da pandemia do novo coronavírus. No âmbito internacional, países tentam aprovar essa medida na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Durante a sessão do Senado, o autor do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), chorou ao falar das vítimas de covid-19 no País e defender a proposta para agilizar a aplicação de doses na população. “Nossos filhos estão morrendo. O amor que eu tenho ao meu filho tenho que ter ao filho de qualquer brasileiro”, afirmou o parlamentar.

Amanhã, a Câmara dos Deputados realiza um debate com especialistas sobre o tema. O Planalto argumenta que é preciso debater melhor o projeto para só depois votar. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), admitiu que o Itamaraty cometeu erros na diplomacia até a troca do ex-chanceler Ernesto Araújo, mas ponderou que uma decisão isolada neste momento pode impedir que o Brasil receba vacinas.

“O governo pode ter cometido seus erros, suas falhas como qualquer outro governo cometeu, mas achar que essa posição de quebrar patente é um caminhar que amanhã vai estar salvando as vidas de brasileiros eu me recuso a aceitar porque não é verdade, não traz a verdade para o debate que nós precisamos fazer”, afirmou Bezerra. “O que estamos pedindo é apenas uma semana, mas vamos deliberar para saber se a forma correta é de fato quebrar patente ou brigar pela quebra de patente por meio de uma ação multilateral com posição do governo brasileiros nos órgãos internacionais como a OMC.”

Para Thomas Conti, doutor em Economia e professor do Insper, a quebra de patentes de vacinas não faria diferença significativa para o Brasil neste momento. Ele discorda de argumentos de defensores da medida segundo os quais as vacinas seriam caras e as patentes, um impedimento para o País produzir mais doses. “Não temos maquinário para produzir as vacinas de mRNA a tempo e não temos fábricas grandes de vacinas humanas que possam ser mobilizadas rapidamente para suprir o País”, afirmou o especialista ao Broadcast Político.

Conti lembra ainda que, no ano passado, a Índia buscou ativamente o apoio do Brasil para a quebra internacional de patentes de vacinas contra a covid-19, mas não recebeu resposta positiva. “Sendo o maior produtor mundial de vacinas, a Índia poderia fornecer mais doses para nós em troca desse apoio diplomático”, comentou o professor do Insper. “Agora, a Índia passa por uma nova onda de covid-19 muito agressiva e proibiu exportações de vacinas. Se os defensores da quebra de patentes tivessem pensado nisso no ano passado, poderiam ajudar”, completa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Agricultura determina que doações internacionais ao RS tenham desembaraço mais ágil


O Ministério da Agricultura determinou que cargas provenientes de doações internacionais destinadas ao Rio Grande do Sul sejam facilitadas e…


O Ministério da Agricultura determinou que cargas provenientes de doações internacionais destinadas ao Rio Grande do Sul sejam facilitadas e…

Geral

Influenciadores mobilizam vaquinhas e arrecadam milhões para o RS; veja valores


Usando de sua influência e a confiança de seus seguidores para “fazer o bem”, vários influenciadores digitais têm criado campanhas…


Usando de sua influência e a confiança de seus seguidores para “fazer o bem”, vários influenciadores digitais têm criado campanhas…

Geral

Armamento furtado de batalhão da PM em Santos é encontrado na casa de policial


Parte dos armamentos que desapareceram do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Santos, foi encontrado na casa de uma policial,…


Parte dos armamentos que desapareceram do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Santos, foi encontrado na casa de uma policial,…