Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de maio de 2024

Sobe para 14 o número de mortes suspeitas de ligação com drogas K em cadeias de Minas


Por Agência Estado Publicado 23/04/2024 às 15h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Chegou a 14 o número de mortes suspeitas em dois presídios de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. Os óbitos foram registrados desde dezembro do ano passado e a principal suspeita é que tenham relação com o uso de drogas K nas penitenciárias. A morte mais recente aconteceu na sexta-feira, 19.

Elias Martins, de 40 anos, passou quatro dias internado no Hospital Municipal São Judas Tadeu e faleceu na sexta- feira, 19. As vítimas eram oriundas das penitenciárias Antônio Dutra Ladeira e Inspetor José Matinho Drumond.

As mortes, sem causas definidas até o momento, são investigadas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e pela Polícia Civil. A corporação alegou estar aguardando a finalização de laudos toxicológicos nas vítimas e do material apreendido para definição da dinâmica dos óbitos.
De acordo com a corporação, cada caso é investigado individualmente e “a depender da complexidade, outras diligências deverão ser cumpridas para o esclarecimento dos fatos”.

Essas drogas, difundidas inicialmente nos presídios, foram criadas em laboratório e, ainda que sejam atreladas à maconha, não vem da planta cannabis sativa e tem efeito até cem vezes mais potente do que o entorpecente comum.

Diante da possibilidade das mortes estarem atreladas ao uso de drogas, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança afirma que revistas são feitas de forma rotineira em visitantes e nas celas, com o objetivo de coibir a entrada e permanência de materiais ilícitos nas unidades prisionais.

“Especificamente, o Depen-MG realiza uma grande campanha interna sobre os malefícios do consumo de álcool e drogas, em parceria com a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, da Sejusp”, diz a nota divulgada pela pasta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Amostras de carne em Estados afetados nos EUA tem resultado negativo para H5N1


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que testes realizados em amostras de carne moída bovina em Estados…


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que testes realizados em amostras de carne moída bovina em Estados…

Geral

Primeiras palavras de premiê do Japão em reunião foram de solidariedade ao RS, diz Lula


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira, 3, que as primeiras palavras do primeiro-ministro do…


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira, 3, que as primeiras palavras do primeiro-ministro do…