Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Vírus cria página falsa de bancos para roubar dados de brasileiros


Por Folhapress Publicado 02/07/2019 às 11h23 Atualizado 23/02/2023 às 04h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A empresa de segurança digital Avast divulgou um alerta nesta segunda-feira (1º) sobre a disseminação de um vírus que tenta infectar smartphones de brasileiros e roubar dados bancários de consumidores.

Chamado de WannaHydra, ele pode, ao mesmo tempo, sequestrar informações, coletar registro de chamadas, acessar contatos e tirar fotos a partir do dispositivo infectado
Segundo a Avast, o vírus tem como alvo clientes dos bancos Santander, Itaú e Banco do Brasil.

A Avast afirma acreditar que o malware está sendo disseminado por meio de sites falsos e lojas de aplicativos de terceiros -se referindo às lojas que não são a App Store e a Google Play, no caso de celulares com sistemas operacionais IOS e Android.

A companhia explica que, quando instalado no smartphone do usuário, o WannaHydra notifica a ele com um suposto alerta de que há um problema em sua conta bancária e pede que ele digite seu login e sua senha para resolvê-lo.

Para enganar o usuário, o software malicioso exibe uma página que imita a comunicação oficial dos bancos, aumentando as chances de que os dados do cliente sejam inseridos ali.

Além disso, informa a Avast, o WannaHydra é capaz de exibir uma cópia do vírus WannaLocker em português. Esse é um ransomware (que sequestra dados de usuários em troca de dinheiro) para dispositivo móvel que se espalhou em 2017.

Nikolaos Chrysaidos, líder da área de Ameaças em dispositivos móveis e segurança da Avast, disse em nota para a imprensa esta ter sido a primeira vez que a empresa identificou um vírus que é, ao mesmo tempo, trojan bancário (que usa o disfarce de página do banco), spyware (que obtém informações do celular infectado) e ransomware (que sequestra os dados).

Para prevenção contra ameaças do tipo, o especialista recomenda o uso de aplicativo de antivírus e que se evite fazer o downloadde de aplicativos a partir de sites e lojas que não sejam as oficiais.

Para se proteger do sequestro de dados, Chrysaidos sugere que se faça backups periódicos de seus dados.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Aluno morto após agressão em escola paulista queria defender amigos de bullying, diz mãe


Michele Teixeira, mãe do adolescente Carlos Teixeira, de 13 anos, que morreu uma semana após dois estudantes pularem sobre as…


Michele Teixeira, mãe do adolescente Carlos Teixeira, de 13 anos, que morreu uma semana após dois estudantes pularem sobre as…