Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Informação na prateleira


Por Gilson Aguiar Publicado 03/08/2018 às 11h20 Atualizado 17/02/2023 às 21h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Como ter acesso a uma informação séria, a verdade? Nas redes sociais, assim como nas prateleiras de mercado, há uma diferença entre o que é oferecido e o que se deve levar a sério. Por isso, nem sempre a primeira informação que aparece merece consideração.

Vivemos o mundo do agora. Não queremos perder tempo com nada que seja trabalhoso, demorado para ser degustado. Nada que cause dissabor nos encanta. Mas a curiosidade no instiga. Vamos sempre à procura do que provoca sensações e se apresenta como uma curiosidade. Neste ambiente e perfil as falsas informações se apresentam atraentes em boas embalagens.

O texto impactante e sua forma de desdobrar com as palavras um passeio excitante vale mais do que a profundidade do que estamos vivendo, lendo, vendo, mergulhando em informações. Não por acaso, mesmo os meios de comunicação, estão preocupados com a estética mais que a essência. Com as pessoas não é diferente. O feio de se ver é associado ao desprezo de conviver.

Agora estamos a volta com as informações “fake”. Estamos dispostos a combater o que é falso. Isto é importante. Uma procura da comprovação das informações que se apresenta necessária. Mas vale entender o ambiente do mercado da notícia e o que busca o ser humano que navega nos meios de comunicação, na vida. Será que a verdade nos agrada? O lugar onde vamos encontrá-la prima pela honestidade ou também tem seus vícios na hora de apresentar a informação.

A forma como apresentamos as informações pode mudar o sentido e o valor do que é informado. Oferecer a notícia séria não implica que a colocamos em um lugar que seja vista como relevante, que deva ser levada a sério.

Quando vamos às redes de supermercados que elaboram de forma pensada os produtos nas prateleiras, sempre nos deparamos com os produtos que ficam a altura de nossos olhos ou a mão. Aqueles que se mostram sem muito esforço. Se quisermos ver algo diferente, um produto variado, tentar ver outra possibilidade de consumo, temos que vasculhar. Pode estar lá, mas encontrar é outra história. Com a informação não é diferente.

As manchetes, as notícias consideradas pelo publicador como mais relevantes, saltam aos nossos olhos. Elas podem ser verdadeiras, mas fazem parte de um mosaico de notícias que influenciam nosso olhar. A forma como estão dispostas fazem uma sequência de prioridades que podem influenciar nossa forma de compreender os fatos e a importância que cada um tem em nosso sentido, percepção. A uma ordem diante de nossos olhos quando percorremos a informação.

Temos que ficar atentos. Saber procurar a notícia. Ter como comparar informações. Dedicar mais tempo ao conteúdo que consideramos relevante. Desenvolvermos um critério mais apurado para selecionar conteúdos e colocá-los em uma lógica coerente. Evitar personificações. Logo, o acesso a informações que traga a verdade é fundamental, mas nossa formação básica é crucial. A postura diante do mundo e do que desejamos de forma coerente ajuda a ler, ver e ouvir notícias. Principalmente dar a elas o sentido necessário e a importância que merece.

 

https://www.facebook.com/radiocbnmaringa/videos/1806356272783126/

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…