Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Liberdade deve ser mantida, a qualquer preço


Por Gilson Aguiar Publicado 07/12/2018 às 10h38 Atualizado 19/02/2023 às 06h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00
https://www.facebook.com/radiocbnmaringa/videos/441219706412848/

Não é fácil ter lógica, quanto mais coerência. A forma de pensar é ampla. Tudo nós podemos refletir, nossa mente aceita qualquer coisa. Se for pensar em valores, o que consideramos certo ou errado é uma questão é polêmica.

O mundo ideal é uma utopia. Cada um de nós tem uma perspectiva diferente sobre a sociedade. É uma ilusão o desejo de impor o nosso conceito de vida a todos. Um desafio ser coerente. Ficamos encantados pela ideia do mundo previsível, das coisas harmônicas. Uma condição impossível. E quando se tenta realizá-la, se implanta uma ditadura.

A convivência é da diversidade, das escolhas de cada um que desenham uma coletividade difusa, diversa, embaçada. Nunca esqueça, este é o melhor ambiente para o aprimoramento da espécie. Não há lugar mais eficiente onde a inteligência cresce e o espírito social se eleva.

Quando falamos de “espírito”, estamos dizendo da tendência a respeitarmos e defendermos a convivência com os outros.

É a diversidade que permite conviver sem promover a destruição das posições contrárias. Nem todos tem que ter a mesma opinião. Ninguém é obrigado a aceitar algo que agride seus valores ou lhe tira a possibilidade de sua satisfação. Aceitamos os desejos, mas as realizações ocorrem no limite em que a sociedade não esteja ameaçada.

Nesta sociedade da diversidade, a coerência de ideias não é algo ao que todos estão habilitados. Entender as contradições do próprio discurso é raro. Muitos não entendem a lógica de que, se não quero para mim, não posso querer para o outro. Se quero, desejo para todos.

Logo, como exemplo, defender o meu direito de escolher é defender o direito do outro também de fazer suas escolhas. Para muitos esta afirmação é complicada, cai na contradição.

Nesta sociedade, onde a liberdade é um patrimônio vital, crescemos. Em sociedades onde a liberdade é desprezada, retrocedemos, cresce a brutalidade. Ditaduras sossegam o coração do ignorante e intolerante, elimina a criatividade. A sociedade sem diversidade não é uma sociedade feliz.

Por isso, se você é satisfeito por pensar o que pensa, acreditar nos valores que tem, aprenda que ninguém é obrigado a concordar. Não se esqueça de que muitos te toleram, mesmo discordando, porque acredita que é seu direito defender suas ideias e posições. Logo, na mesma proporção que se é livre, defenda a liberdade alheia. Mesmo aquela que considere seus valores um erro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Câmara tem 5 novos projetos sobre pets em avião; outras propostas estão engavetadas há 3 anos


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…

Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…