Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Meio ambiente, vitórias e injustiças


Por Zona Livre Publicado 11/06/2019 às 16h46 Atualizado 22/02/2023 às 21h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00
https://www.facebook.com/radiocbnmaringa/videos/375627863300178/

DEPUTADOS APROVAM O FIM DO FRACKING NO PARANÁ
Os deputados estaduais voltaram a aprovar por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei que proíbe em definitivo a utilização do método do fraturamento hidráulico (fracking) para a extração de gás de xisto em território paranaense.

A proposta, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSC), vai à terceira votação, apenas para redação final, na sessão desta quarta-feira. Em seguida segue para sanção ou veto do governador do Estado.

A luta contra o fracking é antiga, foi iniciada em 2013, e agora é vencedora.

O processo de fraturamento hidráulico é uma tecnologia desenvolvida para extração de gás de xisto em camadas ultraprofundas. Ele consiste na perfuração do solo, por meio de uma tubulação, por onde são injetados de sete a 15 milhões de litros de água e mais de 600 produtos químicos – inclusive substâncias que seriam cancerígenas. Uma grande quantidade de água é usada para explosão das rochas, e os produtos químicos, para mantê-las abertas para passagem do gás.

Em países onde a tecnologia foi utilizada aconteceram contaminações irreversíveis.
Agora o Paraná fica livre dessa ameaça.

O deputado Evandro Araújo (PSC) é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

TERRENOS E ÁREAS EM FUNDOS DE VALE
Os proprietários de terrenos e áreas localizadas em fundos de vale têm essas áreas indisponíveis, na prática. Eles não podem construir e nem utilizar os espaços, que são de preservação ambiental. Mesmo assim é lançado e cobrado IPTU.

Há áreas em que os bloqueios chegam a 100 metros, ocupando tudo abaixo da via paisagística. Mesmo assim, os proprietários têm que pagar IPTU.

Proprietários reivindicam mudanças na legislação, que façam justiça à situação, uma vez que as áreas são exclusivas para mata ciliar e preservação do meio ambiente.

Na cidade são muitos os proprietários que estão nessa situação. Na prática é preciso preservar, mas fazer justiça aos contribuintes. Pagar por terreno que não pode ser utilizado é realmente muito complicado.

HOMERO MARCHESE NO FACEBOOK DO PRESIDENTE BOLSONARO
E Homero Marchese, quem diria, foi personagem na página oficial do presidente Jair Bolsonaro no Facebook.

O presidente Jair Bolsonaro publicou, no domingo, 9 de junho, o seguinte: “Peço que assistam com muita atenção. – Um abraço a todos.”

Abaixo publicou vídeo da RPC sobre Homero Marchese, um servidor concursado do tribunal que não concordou com o fato de que decisões políticas prevalecessem acima dos critérios técnicos exigidos pela lei. Para Homero, “Tribunal de Contas não é balcão de negócios. Chega de indicações políticas”.

Homero comentou na publicação: “Prezado Presidente, Jair Messias Bolsonaro, fico muito honrado pela lembrança dessa história de 2013 que marcou minha vida. Muita coisa aconteceu nestes últimos 6 anos, mas os Tribunais de Contas Brasil afora continuam muito parecidos, inclusive no Paraná. Que tal fazermos da mudança nessa instituição o próximo passo da luta contra a corrupção no país? Vamos mobilizar o Congresso e mudar a Constituição para acabar com as indicações políticas para os TCs. Vale a pena, o resultado será virtuoso para o Brasil. Sucesso na liderança da pátria. #Brasilacimadetudo #Deusacimadetodos”.

Desde a reportagem, Homero foi eleito vereador em Maringá, em 2016, e deputado estadual em 2018.

Combativo, teve o mandato como vereador marcado por muitos embates e forte oposição ao prefeito Ulisses Maia, que teve o seu apoio na campanha eleitoral.

Motivado pelos episódios do seu mandato no Legislativo, em que passou inclusive pela tentativa de cassação do seu mandato sob o argumento de “falta de decoro parlamentar”, Homero Marchese é pré-candidato e quer ser prefeito de Maringá.

OS CABEÇAS DO CONGRESSO
Ricardo Barros foi o único deputado federal do Progressistas do Paraná incluído no estudo “Os cabeças do Congresso”, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

De Maringá, o deputado federal Enio Verri (PT), também está entre os deputados mais influentes.

Da região, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) foi considerado um dos deputados mais importantes do Congresso Nacional. Rubens preside o Cidadania (ex-PPS) no Paraná.

Ainda sobre o deputado federal Ricardo Barros: ele declarou ontem que é a favor da inclusão dos estados e municípios na reforma da Previdência. Ontem escrevemos sobre essa necessidade, aqui na coluna ‘O Assunto é Política’.

Hoje o relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), se reúne com os governadores que pedem a inclusão dos estados e municípios na reforma.

Sem dúvida não faz sentido a reforma sem os estados e os municípios.

O texto do relator deve ser apresentado nesta quinta-feira, dia 13 de junho.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Câmara tem 5 novos projetos sobre pets em avião; outras propostas estão engavetadas há 3 anos


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…

Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…