Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de maio de 2024

‘Ai, que dó’, diz turista ao flagrar onça-pintada capturando filhote de capivara em Foz do Iguaçu


Por Redação GMC Online Publicado 24/01/2024 às 14h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O vídeo de um filhote de capivara sendo capturado por onça-pintada no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está chamando a atenção da internet. As imagens foram flagradas por uma visitante na segunda-feira, 22.

image-44-118
Foto: Reprodução

No registro, é possível ver o momento em que o felino corre com a presa na boca. Na sequência, outra capivara vai atrás da onça, mas não consegue alcançá-la. As capivaras estavam em bando de pelo menos seis animais.

Também dá para ouvir a reação dos visitantes do parque. “Tadinha, a mãe correndo atrás lá. Ai que dó. É a mãe correndo atrás, coitada, desesperada”, lamenta.

‘As onças precisam se alimentar de outros animais’

A Itaipu Binacional é a empresa que administra o ponto turístico. De acordo com o médico veterinário da usina, Pedro Teles, o caso é comum, mas são poucos visitantes que têm a oportunidade de presenciar cenas como essas. “Foram muito sortudos de acompanhar todo o evento natural do início ao fim”, afirma.

“As onças precisam se alimentar de outros animais; elas que controlam as populações de capivaras. Isso é rotineiro tanto na vida das capivaras ser predadas por onças pardas […]. É assim que se mantém o ciclo ali. As onças são responsáveis por manter a população de herbívoros em equilíbrio e, mantendo essa população, elas mantêm também o equilíbrio de doenças e ambiental para que aquela floresta continue funcionando muito bem”, comenta.

Ele acrescenta que o passeio não oferece riscos aos turistas, pois eles estavam no ônibus em condições seguras, seguindo as recomendações dos monitores. “O risco ocorreria caso eles infringissem as regras, desrespeitando o natural”, pondera.

Ao explicar a relação ecológica de predação entre as espécies, Pedro Teles fala que as onças, carnívoras, fazem o controle dos herbívoros, como as capivaras, que se alimentam somente de vegetais.

“Quando os animais se adensam muito, ficam em altíssima população, fora do equilíbrio você pode ter uma maior circulação de doenças. Com as onças controlando, a gente pode ter um controle natural desse tipo de coisa”, conclui.

Veja:

As informações são da  Catve.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação