Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Governo do Paraná fala sobre novas medidas contra a covid-19


Por Redação GMC Online Publicado 30/06/2020 às 18h00 Atualizado 24/02/2023 às 11h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, fez na tarde desta terça-feira, 30, um pronunciamento sobre novas medidas que o Estado vai adotar para conter o avanço da covid-19.

As medidas valem para cidades de sete Regionais de Saúde: Curitiba e região metropolitana, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Toledo, Cornélio Procópio e Cianorte – ou seja, Maringá neste primeiro momento não será diretamente afetada pelas medidas.

Entre as principais medidas do novo decreto estadual, destaque para o fechamento de shoppings, comércio de rua, feiras livres, academias, clubes, clínicas de estética e outros serviços não essenciais, por 14 dias, a partir desta quarta-feira, 1º.

Além disso, reuniões comerciais ou privadas deverão ser realizadas, preferencialmente, de forma virtual. As que forem presenciais, devem ter no máximo cinco pessoas, com distanciamento de dois metros.

Também foram suspensos os procedimentos cirúrgicos eletivos, pelo mesmo período.

Além disso, os municípios devem fazer barreiras sanitárias de controle de acesso, não de impedimento, mas monitoramento das pessoas no âmbito de seus territórios. O documento também prevê multas para aqueles que não cumprirem as medidas.

O decreto, com o detalhamentos das medidas, será divulgado em breve.

ASSISTA AO PRONUNCIAMENTO.

Confira os principais pontos do pronunciamento em tempo real

15h52 – As principais medidas do novo decreto estadual foram citadas. Shoppings, comercio de rua, feiras livres, academias, clubes, clínicas de estética e outros serviços não essenciais, serão fechados por 14 dias nas sete regiões mais afetadas. Além disso, reuniões comerciais ou privadas devem ser feitas, preferencialmente, de forma virtual. As que forem presenciais, devem ter no máximo cinco pessoas, com distanciamento de dois metros. Também foram suspensos os procedimentos cirúrgicos eletivos, pelo mesmo período. Além disso, os municípios devem fazer barreiras sanitárias de controle de acesso, não de impedimento, mas monitoramento das pessoas no âmbito de seus territórios. O documento também prevê multas para aqueles que não cumprirem o decreto.

15h47 – “Nosso decreto pensa de forma regional, para resolver problemas agudos. Se a região está com alto índice de contaminação, temos que ‘parar’ aquela região. Agora não é mais uma solução pontual da cidade, temos que pensar em uma solução coletiva, de forma regional”, disse Ratinho Junior.

15h42 – O decreto será uma determinação, com restrições principalmente para o comércio, de acordo com o governador do Paraná.

15h30 – Beto Preto disse que, nas próximas horas, será publicado um novo decreto estadual com medidas mais restritivas para diminuir a circulação do vírus nas regiões mais críticas do Paraná. “Tudo aquilo que não é essencial será fechado, por 14 dias, nas regiões de saúde de Cornélio Procópio, Londrina, Cianorte, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba e região metropolitana. Valendo a partir desta quarta-feira, 1”, disse.

15h27 – O secretário disse que o maior número de óbitos no período de 24 horas foi registrado nesta terça-feira, 30, no Paraná, com 37 novas mortes. Agora, o Estado soma 636 óbitos. Até o momento, o número total de positivados é 22.623, dos quais 1.536 foram registrados nesta terça.

15h15 – O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, mostrou a taxa de mortalidade das regionais da saúde do Paraná. A maior taxa é a da 18ª Regional de Saúde, de Cornélio Procópio, com média de 14.3. Na sequência, a 17ª Regional de Saúde, de Londrina, com 10.5, seguida da 10ª Regional de Saúde, de Cascavel, com índice de mortalidade 10.

15h08 – O governador Ratinho Junior destacou que não será feito ‘lockdown’ no Paraná. “Nós estamos aplicando hoje uma quarentena mais restritiva em algumas regiões do estado onde a curva de crescimento está muito fora do controle normal. O problema mais agudo está em 7 das 22 regionais de saúde. A partir de hoje [dia 30], nossas decisões serão pontuais e regionais. Se conseguirmos frear a curva, o sistema de saúde poderá atender bem a população e não deixaremos colapsar o sistema econômico, que também é importante”, disse.

15h04 – O governador Ratinho Junior destacou que, desde o início da pandemia, em março, já havia a previsão de que o momento mais crítico seria a chegada do inverno. “Com a chegada do inverno, umidade e o volume maior de pessoas nas ruas, o vírus ganhou uma força maior no sul do Brasil, e o Paraná não está fora disso. Mas, o Paraná ainda é o Estado com o menor número de infectados por 100 mil habitantes. Estamos na base da pirâmide dos 27 estados”, disse.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação