Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de maio de 2024

Cidade da região é reconhecida como ‘Capital Nacional da Seda’


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 01/07/2022 às 17h42 Atualizado 20/10/2022 às 10h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Arquivo/AEN

Nova Esperança foi reconhecida como a ‘Capital Nacional da Seda’. Um projeto de lei que concede o título a Nova Esperança (a 40 quilômetros de Maringá) foi sancionado nessa quinta-feira, 30, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A cidade, que produz mais de 328 toneladas de casulos de bicho da seda por safra, é a maior produtora de seda da América Latina.

O Paraná é responsável sozinho por aproximadamente 84% de toda a produção nacional de seda. São mais de 2,2 mil toneladas de casulo verde anuais, que são produzidas por mais de 1.800 produtores cadastrados em 176 municípios, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

E uma cidade da região noroeste é destaque nisso, sendo considerada a maior produtora de seda da América Latina. Estamos falando de Nova Esperança, município com aproximadamente 30 mil habitantes e que fica a 40 quilômetros de Maringá. A cidade, que chega a produzir 328 toneladas de casulos por safra, corresponde sozinha por 15% de toda a produção do material no Estado.

E o reconhecimento pela atividade veio através de um projeto de lei do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), que concede a Nova Esperança o título de ‘Capital Nacional da Seda’. O texto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nessa quinta-feira, 30, e publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 1º.

De acordo com o parlamentar, o título é uma forma de reconhecer o trabalho dos produtores da cidade, que atualmente é exportado para vários países.

“Nova Esperança tem toda uma luta e um trabalho muito grande de seus pioneiros, é reconhecida pela alta qualidade da seda produzida. Se o Paraná produz 84%, só Nova Esperança contribui com 15% dessa produção e exporta para a França, para a Itália, para o Japão”, disse Bueno.

O prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti (Cidadania) também celebra o título, que diz ser uma conquista das famílias que se dedicam à produção.

“Eu quero parabenizar os nossos sericultores, os nossos trabalhadores que sempre se dedicaram para que Nova Esperança ganhasse esse presente”, disse o prefeito.

Veja outras matérias na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação