Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de maio de 2024

Com voluntários afastados, robô leva alegria para pacientes de hospital


Por Banda B Publicado 06/08/2020 às 14h19 Atualizado 25/02/2023 às 02h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação

Reinvenção é a palavra que o grupo curitibano Semeando Amor adotou. Por conta da pandemia, os trabalhos presenciais e beneficentes que os palhaços faziam em hospitais de Curitiba pararam. Porém, isso não desanimou os voluntários que passaram a utilizar um robô para ir até o hospital Cajuru e alegrar os pacientes. Por meio de chamada de vídeo, os integrantes do projeto conseguem interagir com quem está internado.

A fundadora coordenadora do Semeando Amor, Letícia Witzki Morona, contou que há sete anos eles já atuam, mas a pandemia mudou tudo.

“Bem antes da pandemia a gente estava atuando em hospitais, em abrigos infantis e com tudo isso a gente não quis ficar parado, com toda essa situação que as pessoas ficam angustiadas, aflitas, a gente queria levar essa alegria mesmo que a gente estivesse em casa”

– explicou Witzki em entrevista à Banda B na manhã desta quarta-feira, 5.

A coordenadora conta como o trabalho é feito e como é este momento de carinho virtual. “A gente vai passando por quartos, corredores, por meio de uma videochamada conseguimos conversar com pacientes e colaboradores, levar alegria neste momento, descontração. Tem sido bem divertido o retorno, apesar de ser virtual, tem dado certo”, contou a fundadora.

A ação surpreende os pacientes que se emocionam. “Eles ficaram até surpresos no começo, porque eles não estavam imaginando que ia chegar um robô para visitar. A aceitação foi bem legal, eles ficaram felizes com a nossa presença. Quando a gente chegou a primeira vez com o robô”, disse.

O robô foi comprado pelo hospital que convidou os voluntários para participarem deste momento. Um funcionário do hospital que vai orientando o equipamento até os quartos.

O grupo Semeando Amor tem outros projetos, como o de ligar pessoas distantes. Além de enviar mensagens para aquelas pessoas que estão se sentindo sozinhos em meio à pandemia, a equipe está também recolhendo cartas para enviar para profissionais de saúde.

Para entrar em contato com os voluntários, basta mandar a mensagem @gruposemeandoamor no Instagram ou no Facebook www.facebook.com/gruposemeandoamor.

Leia mais em Banda B.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação