Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

PR: Moradores relatam ter visto leão e armadilhas e câmeras são instaladas


Por Creative Hut Publicado 25/06/2020 às 22h47 Atualizado 24/02/2023 às 10h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em Nova Aurora (PR), a cerca de 220 quilômetros de Maringá, moradores da zona rural relataram ter visto um leão. Localizado no oeste paranaense, e com população estimada de 10,4 mil habitantes, o município está sendo monitorado pelo Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Uma armadilha e câmeras foram instaladas na região na última terça-feira, 23, para apurar a suspeita. 

A equipe do IAT conta com o apoio de funcionários da Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel, que coordena um zoológico no município e têm experiência em animais de grande porte. Durante análise no local, os especialistas encontraram pegadas de felino de grande porte no chão.

Moradores de Nova Aurora relatam ter visto leão; IAT monitora região
Durante análise no local, os especialistas encontraram pegadas de felino no chão. Foto: IAT

Monitoramento

Em entrevista ao GMC Online, o gerente de Bacias Hidrográficas do IAT, da regional de Toledo, Taciano Maranhão, explicou como está sendo feito o monitoramento do local. 

“Nós recebemos essa informação dos moradores, pedindo apoio, na última terça-feira. Por se tratar de um animal exótico, de grande porte, e que pode apresentar perigo à população, nós estabelecemos um critério para que pudéssemos fazer a captura, caso encontrassemos”, conta.

“A primeira coisa que fizemos foi a coleta de informações dos moradores da região, sendo que um citou que viu o leão de longe, e outro falou que o vizinho dele tinha visto também. Com base nessas informações, montamos uma estrutura de apoio. O pessoal de Cascavel trouxe as armadilhas e instalamos máquina fotográfica que registra a passagem de animais, e temos também equipamentos para anestesia de animais, se fosse o caso. No local, não verificamos a existência desse animal”, relata.

Moradores de Nova Aurora relatam ter visto leão; IAT monitora região
Uma armadilha e câmeras foram instaladas na região para apurar a presença de um leão. Foto: IAT

Os equipamentos devem permanecer no local até sábado, 27. Mas, os especialistas acreditam que trata-se de uma onça-parda, e não um leão. 

“Juntando todas as informações, e pela experiência que temos de aparecimento de animais na região, acreditamos que se trata de uma onça-parda. Principalmente porque aqui é um corredor de onças-pardas, por conta do reservatório da Itaipu e do Rio Piquiri, nas proximidades do Rio Ivaí. Além disso, o leão apresenta urros no período noturno, ele não fica o tempo inteiro calado. A onça é o contrário, ela só faz o urro quando existe a presença de outro animal ou em época de cio. Se for onça-parda, é um animal de passagem, porque ela não fica parada em um determinado local, ela anda em torno de trinta, quarenta quilômetros ou mais, por dia”, destaca Maranhão.

Leões na região

Segundo ele, os únicos registros de leões na região são em Cascavel, no zoológico, e em Maringá, em um criadouro. Mas, esses animais são registrados e não houve nenhuma ocorrência de fuga. Os especialistas também descartam a possibilidade de um leão ter sido abandonado por algum circo em Nova Aurora. 

“Levantamos que nenhum circo passou na região nesse período, e além disso, hoje em dia, os circos não podem mais ter animais em suas apresentações”, frisa o gerente regional do IAT.

Além disso, outra informação chamou a atenção dos especialistas: um dos moradores de Nova Aurora disse às equipes que os habitantes da cidade que supostamente viram o leão, relataram o ocorrido há mais de 30 dias. 

“Se for um leão, e se ele estiver nas proximidades, com certeza vai ser registrado nas câmeras. Senão, vamos concluir que é a passagem de uma onça-parda, bastante comum na região”, reforça Taciano Maranhão.

Onças são vistas em canavial de Maringá

Duas onças pardas foram vistas em um canavial de Iguatemi, distrito de Maringá, segundo a Polícia Ambiental. Um morador do distrito filmou de dentro do carro os felinos e enviou o vídeo para a polícia, que repassou ao GMC Online. Veja o vídeo abaixo:

No vídeo é possível ver as duas onças andando por uma estrada de terra, perto de um canavial. Segundo o tenente Ulisses de Deus Gomes, comandante do 1º Pelotão da 3ª Companhia de Polícia Ambiental de Maringá, os animais foram vistos perto de uma usina e são extremamente importantes para a região.

“Esse foi um avistamento feito próximo a usina de cana aqui de Iguatemi. Uma imagem muito bela e importante a conscientização das pessoas quanto a preservação desses animais porque eles têm uma importância muito grande no controle de herbívoros que impactam na produção de alimentos nas plantações. Inclusive é o único predador que existe aí pra controle de javali. São animais que tem que ser preservados”, disse o tenente Ulisses.

Clique aqui e saiba mais.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no 2º semestre


O medicamento Wegovy, que tem como princípio ativo a semaglutida e é indicado para tratar a obesidade e o sobrepeso,…


O medicamento Wegovy, que tem como princípio ativo a semaglutida e é indicado para tratar a obesidade e o sobrepeso,…