Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Prefeitos de Cianorte e região discutem decreto estadual em reunião emergencial


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 01/07/2020 às 13h04 Atualizado 24/02/2023 às 11h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Prefeitura de Cianorte. Foto: Reprodução/Prefeitura de Cianorte

Nesta terça-feira, 30, um decreto do Estado determinou quarentena de 14 dias em sete regionais de saúde do Paraná. A regional de Saúde de Cianorte entrou na lista porque tem uma taxa de contágio alta e precisa reduzir a circulação do vírus.

O decreto estabelece que: atividades econômicas consideradas não essenciais serão suspensas por 14 dias. Restaurantes e lanchonetes poderão atender apenas por delivery, drive thru ou retirada no balcão.

Mercados, supermercados e similares podem funcionar de segunda a sábado, das 7h às 21h, com atendimento interno limitado a 30% da capacidade. Lojas de conveniência dos postos de combustíveis não podem abrir, com exceção dos postos em rodovias. 

O novo decreto também suspende o funcionamento de parques, praças, passeios, equipamentos de musculação e demais áreas de atividades coletivas ao ar livre.  Procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares também foram suspensos, por causa da escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Cianorte.  A assessoria de imprensa disse que o prefeito está decidindo se adota as medidas ou não, porque o município não é obrigado a seguir o decreto estadual. .  

As cidades no entorno de Cianorte são pequenas, mas têm um número elevado de casos. É que muitos moradores dessas pequenas cidades trabalham em Cianorte. 

Segundo o presidente da Amenorte, Associação dos Municípios do Médio Noroeste  e prefeito de Jussara, Moacir Pereira Valentim, uma reunião de emergência foi convocada entre todos os prefeitos da região de Cianorte para decidir o que fazer.

“A preocupação do Governo é o crescimento que teve em algumas Regionais. Hoje, Cianorte se destaca como a segunda maior Regional em questão do coronavírus. […] A gente vai se reunir às 11h para poder estar discutindo esse decreto do Governo do estado, já que não tem muito o que fazer”, explica Valentim.

A situação de Jussara é curiosa. Com 51 casos confirmados numa população de 18 mil habitantes, a cidade acaba de sair de uma quarentena de sete dias. O pequeno comércio da cidade reabriu as portas nesta quarta-feira e possivelmente terá que voltar a fechar.

A 13ª Regional de Saúde de Cianorte tem 786 casos confirmados e 11 mortes. A taxa de incidência é de 488 por 100 mil habitantes, acima da taxa estadual. Os dados serão apresentados aos prefeitos das 11 cidades da região numa reunião nesta manhã. Segundo a diretora da 13ª Regional de Saúde, Adriana Guimarães, cada prefeito é autônomo para decidir o que fazer.

“Estaremos levando [para a reunião] os dados , a situação da nossa região e a tomada decisão será dos prefeitos. Com todo respeito a essa autonomia, ela também é de cada município”, diz Adriana.

Precisa sair de casa? Use Máscara.Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…