Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de maio de 2024

Sistema ‘colha e pague’ de uvas vira atração em parreiral de Marialva


Por Rafael Bereta Publicado 11/02/2023 às 07h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Arquivo pessoal

Uma chácara em Marialva (a 17 quilômetros de Maringá) tem feito sucesso entre os apreciadores de uva. Quem visita o local, pode desfrutar de dez mil metros de parreiral e pelo menos dez tipos de uva.

“Temos uma variedade de uvas aqui no local, entre elas podemos destacar a espécie de uva Vitória, Nubia, Isabel e Niagara. Mas com certeza a campeã de vendas é a uva Vitória, principalmente por ser bem docinha e não ter semente”, explica a produtora rural Fabiana Castelari Leme.

Entre tantas variedades, o que chama atenção no lugar é um sistema chamado ‘colha e pague’, que tem feito sucesso entre os visitantes e consumidores do parreiral. O quilo custa em tono de R$ 10 e os visitantes podem pegar cesta e tesoura e, com as mãos escolher os próprios cachos de uvas. A produtora explica que a ideia surgiu com a chegada da pandemia. Após implantado o sistema, as vendas triplicaram e impulsionou o turismo rural no local.

Sistema colha e pague

“A ideia surgiu na época da pandemia, com o aumento na procura pela fruta. Foi então que pensamos na ideia de ‘colha e pague’ algo que fosse diferente dos demais produtores. Então após a época forte de covid-19 a ideia saiu do papel com objetivo de vender as uvas direto para o consumidor onde eles podem vir ao local e ter uma experiência completa, provando e colhendo a uva que for consumir”, disse.

De acordo com Fabiana, as pessoas que visitam o parreiral ficam encantadas e afirmam nunca terem visto nada igual. Dependendo da época, podem ser ainda encontradas todas as fases da uva desde a fruta brotando no cacho até ela sendo colhida.

Produtores há 30 anos, o cultivo se tornou uma tradição da família Castelari. Uma vocação que é passada por gerações. Desse modo, em 2022 Fabiana foi homenageada com o prêmio Sebrae na categoria de mulher de negócios. Sua história inspirou outras mulheres a terem orgulho de si e do seu trabalho como agricultoras, despertando, então, o empoderamento feminino no meio rural.

“Me sinto realizada por estar sendo reconhecida pelo nosso trabalho, feito em família. Por isso, priorizamos sempre o bom atendimento oferecendo ao cliente o que temos de melhor: uma experiência saborosa e doce, como nossas uvas”, disse.

Sendo assim, para quem deseja conhecer e experimentar as variedades de uvas existente no parreiral da família Castelari pelo sistema colha e pague, basta entrar em contato pelo Instagram.

O cenário destaca os dez mil metros de parreiral e pelo menos dez espécies de uva. Foto: Arquivo pessoal

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação