Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de junho de 2024

Três casos de raiva bovina são confirmados na região de Umuarama


Por Redação GMC Online Publicado 27/10/2022 às 20h25
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução/Canal do Boi.

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) confirmou três casos de raiva bovina na região de Umuarama. Além destes, outros três casos estão sob análise laboratorial e aguardam resultados.

As informações foram repassadas pelo Fiscal de Defesa Agropecuária de Umuarama, Luiz Fernando, que disse que os casos confirmados ocorreram no município de São Jorge do Patrocínio e envolvem animais que foram encontrados mortos no pasto. Os casos que estão sob análise ocorreram na zona rural do município de Iporã.

Importância da vacinação

A raiva é uma doença zoonótica, ou seja, que possui origem animal mas que se tornou transmissível para o ser humano. O contágio do gado é feito principalmente através de mordidas de morcegos contaminados com o vírus, que se espalha pelo sistema nervoso do animal.

Atualmente, a única forma efetiva para contenção da doença é através da vacinação. Os animais a partir dos 3 meses devem ser administrados com a vacina contra o vírus e após 30 dias da primeira aplicação devem receber a dose de reforço, que garante que o bovino esteja devidamente protegido. Também é imprescindível que ocorra a vacinação anual do rebanho.

Cuidados

É importante que pecuaristas e produtores se atenham aos detalhes para qualquer possível manifestação sintomática nos animais, como paralisia total e/ou parcial; problemas de coordenação motora; salivação excessiva; preferências por se manter afastado do rebanho; e qualquer outro comportamento aberrante.

Em casos de suspeita, morte misteriosa dos animais ou até animais encontrados próximos a morcegos mortos, é recomendado que o produtor se afaste imediatamente do gado e entre em contato com a Adapar. O telefone da secretaria em Umuarama é o (44) 3622-2429.

Com informações do Obemdito.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação