Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Médicos teriam reaproveitado material descartável em até 15 cirurgias


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 11/12/2019 às 12h52 Atualizado 25/02/2023 às 06h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Policiais civis do Paraná estão cumprindo nesta quarta-feira, 11, oito mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão na Operação Autoclave que apura reaproveitamento ilegal de materiais cirúrgicos.

No alvo dos investigadores estão médicos urologistas do Paraná e de Goiás. Segundo apurou a polícia, cateteres e outros equipamentos que só poderiam ser utilizados uma vez e depois disso descartados, eram utilizados em até 15 cirurgias.

Além de médicos, uma instrumentadora cirúrgica e a secretária de um dos profissionais também são alvos da operação. Elas teriam conhecimentos das irregularidades. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Campo Mourão, Ivaiporã e Francisco Beltrão, interior do Paraná e em Goiânia e Rio Verde no estado de Goiás.

A primeira ação da Operação Autoclave foi em setembro quando uma organização criminosa foi identificada e presa em Maringá e região. Neste desdobramento os investigadores descobriram que os médicos que utilizavam os equipamentos vendidos pela quadrilha tinham conhecimento da irregularidade.

Materiais que custavam R$ 1,2 mil eram vendidos a R$ 250 e utilizados várias vezes. Os alvos da ação devem ser indiciados por associação criminosa, falsidade ideológica de documento particular e adulteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação