Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Polícia desarticula venda de sementes falsas no Mercado Livre no PR


Por Redação GMC Online Publicado 16/04/2024 às 13h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00
PCPR-de-Ivaipora-desarticula-venda-de-sementes-fal-00855433-0-202404161234
Foto: Divulgação/PCPR.

Em uma ação conjunta com o Departamento de Prevenção a Fraudes do Mercado Livre, a Polícia Civil de Ivaiporã, no Centro Norte do Paraná, deflagrou na manhã desta terça-feira, 16, uma operação para desarticular a venda ilegal pela internet de sementes falsificadas. Um homem de 54 anos foi preso em flagrante e diversos objetos utilizados na fraude apreendido – veja o vídeo abaixo.

A investigação teve início após o Mercado Livre detectar que um morador de Ivaiporã comercializava sementes falsificadas em sua plataforma. O suspeito mantinha um pequeno centro de distribuição de sementes adulteradas em sua residência. Ele adquiria sementes de baixa qualidade, as reembalava com a marca Syngenta de forma irregular e as vendia online para todo o Brasil.

O comércio clandestino consistia na venda de sementes de baixa qualidade em embalagens de marcas conhecidas, visando obter grande margem de lucro. Ciente das irregularidades, o Mercado Livre comunicou o fato à Polícia Civil, que representou por busca e apreensão na residência do suspeito.

O delegado de Ivaiporã, Erlon Ribeiro, afirma que a plataforma entrou em contato com a polícia. No local, segundo ele, foram encontrados diversos materiais utilizados na fraude, como sementes, embalagens, uma máquina seladora para imprimir a marca Syngenta, máquinas de cartão de crédito, cadernos de anotação, celulares e computadores.

Diante das provas, o suspeito foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo e levado à 54ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Ivaiporã. “Essas vendas ocorriam, sobretudo, no Mercado Livre e eram enviadas para todo o país pelos Correios”, explica o delegado. Veja entrevista abaixo

As investigações continuam para identificar outros envolvidos na fraude. A Polícia Civil reforça a importância das denúncias, que podem ser feitas diretamente ao WhatsApp da 54ª DRP: (43) 3472-1181.

Veja o vídeo do delegado sobre a operação

Com informações do TNOnline.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação