Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Câmara arquiva projeto de regime único para servidores de Maringá


Por Victor Simião, com colaboração de Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 02/03/2020 às 19h52 Atualizado 23/02/2023 às 21h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O presidente da Câmara de Maringá, vereador Mário Hossokawa (PP), arquivou o projeto de lei da Prefeitura que queria permitir que celetistas se tornassem estatutários. A decisão foi comunicada oficialmente ao Executivo Municipal na sexta-feira passada, 28, embora o primeiro ofício assinado por Hossokawa informando a medida seja do dia 14 de fevereiro.

Na justificativa, o presidente da Câmara informou que seguia a recomendação do Ministério Público, contrário à proposta.

E foi o que ele reforçou à CBN Maringá nesta segunda-feira, 02. Além disso, a Prefeitura ficou de mandar um projeto substitutivo, o que não aconteceu tem tempo, disse.

Promessa de campanha de Ulisses Maia e uma das prioridades para 2020, a iniciativa quer que quem esteja sob a CLT possa se tornar estatutário. A chefia de Gabinete da Prefeitura informou à CBN que irá fazer um novo projeto, mais claro, didático, e que irá encaminhar à Câmara nos próximos dias.

O projeto de lei complementar foi enviado ao Legislativo no fim do ano passado, e demorou um ano para ficar pronto. Atualmente, a Prefeitura tem 900 servidores celetistas – de um total de 12 mil. Eles foram contratados por concurso para áreas da saúde, principalmente em programas coordenados pelo Governo Federal.

A Prefeitura defende a alteração de regime porque irá reduzir custos e evitar processos trabalhistas, por exemplo. O município já pagou R$ 10 milhões em ações para celetistas – que ficam a cargo da Justiça Trabalhista, diferentemente do servidor estatutário.

A sociedade civil organizada, capitaneada pelo Observatório Social, é contra, dizendo que faltam informações e que o impacto pode ser negativo no futuro, já que irá repercutir na previdência municipal.

O projeto estava na Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), que aguardava o parecer do Ministério Público para dizer se seria favorável ou não. O MP fez uma série de considerações, apontando haver falta de informações e previsão de gastos.

O relatório que subsidia a proposta agora arquivada apontava que para evitar qualquer problema na previdência do município seria necessário aumentar a alíquota de contribuição do servidor, passando de 11% para 14%, mas esse ponto não estava proposto na lei.

Com apoio de Luciana Peña, Victor Simião para CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação