Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Deputados maringaenses se posicionam sobre o adiamento das eleições municipais


Por Victor Ramalho, com informações de Victor Simião/CBN Maringá Publicado 24/06/2020 às 19h35 Atualizado 24/02/2023 às 09h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Imagem Ilustrativa/Foto: Agência Brasil

O Senado Federal aprovou na terça-feira, 23, em duas sessões, a PEC que altera a data das eleições municipais 2020. Inicialmente, o 1º turno estava marcado para o dia 4 de outubro, porém, devido à pandemia do coronavírus, o pleito foi adiado para o dia 15 de novembro.

A mudança ainda não é definitiva. Por se tratar de uma Proposta de Emenda Constitucional, o texto deve ser aprovado em dois turnos no Congresso Nacional.

A reportagem ouviu os deputados federais de Maringá sobre o assunto, para entender seus posicionamentos. O deputado Ricardo Barros (Progressistas), é contra a alteração. Para ele, a mudança de data implica em possibilidade de judicialização do processo. E ele lembra: se não houver acordo na Câmara dos Deputados como ocorreu no Senado, a PEC terá de tramitar em comissões especiais.

“Não haverá risco nenhum à população se as votações forem mantidas nesta data. Tomaríamos todas as medidas para evitar aglomerações, poderíamos estender o horário de votação, tudo para garantir a segurança necessária para o deslocamento das pessoas até a urna. É uma eleição rápida, então não vejo prejuízo”, afirmou.

Ouça a entrevista completa

Enquanto isso, o parlamentar Ênio Verri (PT) se mostrou favorável à mudança de data. Ele diz que a medida é necessária durante a pandemia e lembra que, no momento, a pauta essencial ao país é a saúde.

“A pauta principal é o combate à pandemia. As eleições estão se aproximando e a curva de contágio continua aumentando. Se mantivermos as eleições em outubro, o risco de contágio será muito maior do que se transferirmos para novembro. Acho que, em uma análise científica, é necessário sim uma mudança”, declarou.

Para Verri, os deputados ainda estão divididos quanto ao assunto.

Ouça a entrevista completa

O deputado Luiz Nishimori (PL) também conversou com a reportagem e se mostrou favorável ao adiamento das eleições municipais. Ele saliente que a maior parte dos deputados do partido dele prefere manter a data original, mas não vê problema na mudança.

Para ele, a única coisa que não pode é prorrogar o mandato dos prefeitos e vereadores.

“Não é uma questão de posicionamento. Acho que tudo depende do TSE e TRE para poder preparar essa eleição, pois não é fácil. Se o Tribunal Superior Eleitoral julgar necessário uma alteração, precisaremos concordar”, disse.

Ouça a entrevista completa

Para Sargento Fahur (PSD), o adiamento é necessário devido à pandemia do coronavírus. Entretanto, ele é contrário à qualquer proposta de unificação com as eleições de 2022. Para ele, votar prefeitos, governadores e presidente no mesmo ano é algo ‘temeroso’.

“Acredito que, quem dita as regras no momento é a pandemia, infelizmente. Outubro está muito em cima, novembro melhora um pouco, acredito que a pandemia já estará mais fraca, indo embora. Haverá um pouco de discussão na Câmara dos Deputados, mas eu acredito que a mudança é boa”, afirmou.

Ouça a entrevista completa

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…