Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

História das Eleições: A eleição de 1956 para a Câmara Municipal


Por Reginaldo Dias Publicado 30/09/2020 às 16h03 Atualizado 25/02/2023 às 18h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Podcast CBN: História das Eleições | Ouça o episódio 8 completo!

Em 1956, traduzindo o crescimento do número de habitantes e de eleitores, a Câmara Municipal teve sua composição elevada de 9 para 15 vereadores.

Mesmo assim, não houve nenhum vereador da primeira legislatura reeleito em 1956. Em outras palavras, houve renovação de 100% da composição da Câmara. Esse é um caso único da história do legislativo municipal.

No cruzamento com a eleição ao cargo de prefeito, percebe-se a seguinte distribuição de cadeiras da Câmara de Vereadores: 4 vereadores vieram da campanha do prefeito Américo Dias Ferraz, 5 da campanha de Gerardo Braga, 4 da campanha de Leon Perez e 2 da campanha de Ângelo Planas.

O campeão de votos foi o vereador Salvador Lopes Gomes, com 502 votos (4,37%). Ele integrava a chapa de vereadores da campanha de Américo Dias Ferraz. Na época, o mandato de presidente da casa era de apenas um ano. Com isso, houve alternância e presidiram o legislativo os seguintes vereadores: Ulisses Bruder, Heitor Dutra, Alceu Hauare e Luiz Moreira de Carvalho.

Em uma época em que todos eram migrantes ou imigrantes, constata-se que 7 vereadores eram oriundos de São Paulo, e os demais vinham de Minas Gerais, de Santa Catarina e Pernambuco. Havia um imigrante na segunda legislatura, o vereador Torao Taguchi, nascido no Japão. Dessa legislatura em diante, seria frequente a presença de japoneses ou de descendentes de japoneses na Câmara, em razão da importância econômica, social e cultural dessa comunidade em nosso município.

Quanto à área de atuação, havia dois médicos, um advogado, um engenheiro, um contador, um pastor, empresários e agricultores.

Tratava-se, confirmando um padrão da época, de uma bancada exclusivamente masculina. As mulheres ainda não disputavam cargos eletivos, uma tendência que começaria a ser modificada na eleição seguinte.

Na preparação para novos voos políticos, constata-se que um vereador daquela legislatura viria a ser eleito deputado estadual em futuro próximo, o médico Jorge Sato. O exercício da vereança também foi o início da trajetória que levou o médico Luiz Moreira de Carvalho a ser prefeito poucos anos depois.

O ‘História das Eleições’ é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação