Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Silvio Barros discute valorização e recebe demandas dos motoristas de aplicativos

Pré-candidato a prefeito participou de reunião com os profissionais, destacando ações do poder público para impulsionar o transporte individual de passageiros


Por Redação GMC Online Publicado 27/03/2024 às 20h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-85-5
Foto: Reprodução/GMC Online

Silvio Barros (Progressistas-PR) explicou aos motoristas de aplicativos de Maringá que o poder público pode executar uma série de ações, simples e tecnológicas, a fim de contribuir simultaneamente com o fortalecimento da profissão e com a melhoria da mobilidade urbana. O pré-candidato a prefeito se reuniu com os trabalhadores na noite desta terça-feira (26), na sede maringaense da Cooperativa Brasileira de Apoio aos Condutores de Apps e Entregadores Autônomos (Abrace), apresentando medidas de valorização da categoria que já foram implementadas em outras cidades. O encontro faz parte da Caravana Progressista, criada para ouvir e discutir as demandas de diferentes setores da sociedade, com o objetivo de formular o plano de governo do partido.

De acordo com o presidente local da Abrace, Natan Brandão, mais de nove mil motoristas estão cadastrados para exercer a atividade em Maringá. “Hoje, nós somos responsáveis pelo ir e vir de milhares de maringaenses. Diariamente, conduzimos duas vezes mais pessoas que os ônibus do transporte coletivo”, argumentou. O representante reivindicou que, apesar da importância da categoria para a mobilidade maringaense, faltam ações de colaboração por parte do poder público. “Estamos ficando para trás de outras cidades brasileiras, que, por exemplo, delimitaram vagas exclusivas para embarque e desembarque dos passageiros em locais de grande movimentação. Infelizmente, a realidade aqui em Maringá é que, além de não termos o apoio necessário, ainda sofremos com a aplicação de infrações e multas, que muitas vezes é descabida.”

Durante a reunião, acompanhada por aproximadamente 200 motoristas, o pré-candidato analisou positivamente as demandas que foram documentadas pela Abrace. Barros apresentou pesquisas e levantamentos nacionais que comprovam a mudança comportamental dos brasileiros em relação ao uso cotidiano dos automóveis. “Muita gente tem considerado que ter carro na garagem, hoje em dia, significa aplicar dinheiro em algo que perde valor rapidamente e que, na maior parte do tempo, permanece sem uso. Sem contar que, avaliando as facilidades digitais para se locomover e os custos que teriam para manter um veículo, os jovens já têm menos interesse em dirigir”, destacou.

“Então, a cidade precisa pensar adiante e, para isso, estimular o uso dos carros compartilhados. É claro que isso envolve a criação das vagas exclusivas para embarque e desembarque, como vocês estão solicitando, mas vai além: o poder público precisa respeitar e valorizar a profissão, fazendo com que os aplicativos passem a compor um novo modelo de mobilidade urbana, integrado com outros modais”, reforçou o pré-candidato.

SUSTENTABILIDADE
Ainda de acordo com Silvio Barros, o trabalho executado pelos motoristas geram dados importantes para as empresas de mobilidade, como Uber e 99, e que podem servir para a correta administração do trânsito na cidade. “Ambas têm condições de fornecer para a prefeitura um mapeamento completo das principais rotas, das vias mais utilizadas, dos principais gargalos. E isso permite o redesenho sustentável da mobilidade urbana, diminuindo o número de veículos particulares e readequando as ruas e avenidas, se necessário”, explicou. “Vocês, motoristas, podem ser protagonistas do desenvolvimento de Maringá.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação