Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Preconceito diário


Por Gilson Aguiar Publicado 31/10/2018 às 11h35 Atualizado 18/02/2023 às 19h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
https://www.facebook.com/radiocbnmaringa/videos/282946798995012/

Desde a antiguidade há o rabisco nos banheiros. O analfabetismo limitou a expressão de preconceito durante a medievalidade, mas desenhos de exaltação a violência e extermínio fizeram parte do período. No mundo contemporâneo as invenções de novas formas de comunicação ampliaram as condições de crítica através de pichações.

As manifestações de preconceito tendem a crescer e ganhar forma em ambientes de tensão que envolvem crises. A econômica é uma delas. O desejo de superar as dificuldades diárias, marcadas pela insatisfação tende a expor mais nossos instintos do que a lógica civilizada. Para os com pouca instrução e esclarecimento, a lógica é rasa. O que, nem sempre, é uma questão de formação acadêmica.

Agora, com a eleição de Jair Bolsonaro há a impressão de que os homofóbicos, racistas e machistas estarão à vontade para poder praticar seu preconceito sem punição. Será? Seria o presidente eleito o responsável pela emergência da violência? Acredito que não. Já temos estas características na formação do país.

A exposição da violência já é algo diário. Apenas fica mais evidente quando estímulos são dados para alimentar o radicalismo. Estamos à procura de um culpado de nossos problemas. Estamos a caça de um “bode expiatório”. Quando temos uma visão limitada do ambiente em que vivemos e não temos convicção do que acreditamos, tendemos a defender o extermínio dos mais próximos. Compramos o discurso da culpa de uma identidade de gênero ou da cor da pele.

Em meio ao caos da ignorância e dos ignorados, temos que defender a lucidez. Não podemos comprar a guerra como saída para as diferenças e a discriminação. Temos que apostar na capacidade de ensinar e esclarecer. Os seres humanos têm que ser livres para fazer suas escolhas. Devem conviver com racionalidade e gerar um ambiente que permita agir conforme sua consciência. Mas sem violência.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Polícia investiga morte de mulher após cirurgia plástica em MG


A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte de uma mulher de 59 anos após ela passar por cirurgias…


A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte de uma mulher de 59 anos após ela passar por cirurgias…