Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de maio de 2024

Gerente do Parque do Ingá é multado em R$ 165 mil após cortar árvores


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 03/06/2020 às 13h22 Atualizado 24/02/2023 às 04h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma multa de R$ 165 mil foi aplicada pela Prefeitura de Maringá contra um servidor de carreira que exerce uma função gratificada no Parque do Ingá. O caso está em análise no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Maringá (Comdema).

José Bras da Silva é auxiliar operacional e acumula a função de gerente de Áreas de Preservação Ambiental. Ele foi multado por ordenar o corte de árvores nativas da Mata Atlântica, na lista de espécies ameaçadas de extinção.

O gerente diz que imaginava que as árvores estivessem mortas, porque estavam secas.

“Esses mulungus que foram retirados, é uma árvore que realmente chega a uma época que caem todas as folhas delas e a gente acha que ela está seca. Esse foi o problema que aconteceu. Como caíram essas folhas, aparentava que estava seca e a gente precisava fazer uma limpeza, […], foi onde a gente cometeu essa falha. Eu não tive orientação de ninguém sobre a situação dessa árvore”.

O gerente continua na função e pede a conversão da multa em prestação de serviços. Esta conversão é um recurso permitido por lei. Mas é preciso que o relator aceite.

O presidente do Comdema, o advogado Luerti Gallina, explicou para a reportagem que ainda não há relator escolhido para o caso.

Durante a pandemia o Comdema conseguiu realizar duas reuniões,mas depois elas foram suspensas, e agora serão retomadas de forma online. Este será o primeiro caso a ser analisado.

Os serviços que podem ser executados em troca da multa são, por exemplo, limpeza de fundo de vale e outros na área ambiental..

Neste caso, no entanto, pela gravidade e pelo alto valor da multa, será preciso determinar uma prestação de serviço que atenda no mesmo grau ao interesse público.

E o assunto não para por aí, o Comdema pediu à Secretaria de Meio Ambiente, um relatório pormenorizado de todas as intervenções realizadas no Parque do Ingá.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura e pediu uma entrevista com o Secretário de Meio Ambiente para falar sobre o assunto.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Correios não recebem mais roupas para o RS; saiba quais produtos podem ser doados


Os Correios anunciaram que não estão mais recebendo doações de roupas para os desabrigados do Rio Grande do Sul. As…


Os Correios anunciaram que não estão mais recebendo doações de roupas para os desabrigados do Rio Grande do Sul. As…

Geral

Companhia de saneamento do RS recupera 65 de 67 de estruturas afetadas pelas chuvas


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou nesta quinta-feira, 16, que já restabeleceu 65 das 67 estruturas severamente danificadas pelas…


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou nesta quinta-feira, 16, que já restabeleceu 65 das 67 estruturas severamente danificadas pelas…