Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

As trepadeiras no paisagismo


Por Rosangela Oldemburg Publicado 03/09/2019 às 18h50 Atualizado 24/02/2023 às 03h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cipó rosa, amor agarradinho, lágrima de cristo…

Estas são algumas das trepadeiras que podemos usar num paisagismo. Seja ela para dividir um espaço, ou mesmo cobrir caramanchões e portais.

A cipó rosa (cupidaria convoluta) é uma das espécies ideais para tal. Ela, quando chega ao alto da estrutura, pende com o próprio peso.

A florada ocorre na primavera e seu crescimento é moderado. Originária do Brasil, ela é típica de clima tropical. Já a sua reprodução é por sementes, ou estaquia.

A amor agarradinho (Antígona leptopus) também tem suas características. Com aparência delicada, ela é bem rústica e apresenta uma florada duradoura, que começa na primavera e vai durante todo verão. É muito usada para revestir cerca e muros.

Com origem em regiões tropicais e subtropicais e nativa do México, o crescimento dela é moderado. Mas, atenção, ela deve ser cultivada a sol pleno, solo rico em matéria orgânica.

Sobre a viuvinha (Pétrea subserrata), chama a atenção, que quando chega o inverno, as folhas começam a cair e surgem as primeiras inflorescências. Isso ocorre durante toda estação e parte da primavera. Suas flores azul-arroxeadas exibem seu encanto com inúmeras flores. Ela pode ser conduzida em caramanchões e em cercas. É nativa do Brasil e típica de clima tropical, sendo capaz de tolerar o clima subtropical e temperado. Aprecia solo arenoargiloso e o sol pleno.

E a mandevilla (mandevilla x amabilis)? Bom, ela apresenta grandes flores cor rosa intenso e miolo amarelado durante quase todo ano, em especial no verão. As flores exalam agradável perfume. Ela não é agressiva e é indicada para treliça e cerca. Gosta de sol pleno, solo rico em matéria orgânica e umidade.

Treliças de flores são bastante utilizadas no jardim para conduzir trepadeiras. Num canto de jardim, ou muros proporciona um belo visual quando cobertas pelas plantas.

Por isso, escolha a trepadeira de acordo com o ambiente onde ela será cultivada. Em lugares quentes, o jasmim italiano (jasminum grandiflorum) é uma excelente opção pela beleza das flores brancas e perfumadas.

As treliças podem ser produzidas do tamanho que desejar por um marceneiro ou compradas em garden centers em tamanhos padronizados

Entre as dicas, é importante procurar saber quando e como o sol entrará no local a ser plantada a trepadeira. Outra orientação é sempre comprar mudas saudáveis e em hortos de confiança.

Por fim, não esqueça que a terra também deve ser de excelente qualidade e, se possível, use adubação no plantio e também a cada três meses.

Sucesso com sua trepadeira. Eu sou Rosangela, e estou aqui para te ajudar a tirar dúvidas.

Viuvinha (Pétrea subserrata)

Quando chega o inverno, as folgas começam a caírem surgem as primeiras inflorescências. Durante toda estação e parte da primavera. Suas flores azul-arroxeadas exibem seu encanto com inúmeras flores. Ela pode ser conduzida em caramanchões e em cercas.nativa do Brasil ???????? típica de clima tropical. Tolerar clima subtropical e temperado . Aprecia solo arenoargiloso, sol pleno .

Mandevilla (mandevilla x amabilis)

Apresenta grandes flores cor rosa intenso e miolo amarelado durante quase todo ano, em especial no verao. As flores exalam agradável perfume.
Não é agressiva.
Indicada para treliça e cerca. Gosta de sol pleno,solo rico em matéria orgânica e umidade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Nova pista expressa da Marginal Pinheiros tem trânsito liberado


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…

Geral

Caminhão bate e carga de madeira despenca de viaduto sobre a marginal Tietê


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….

Geral

PM é baleado ao passar por baile funk na zona leste de SP


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…