Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Transparência e responsabilidade


Por Zona Livre Publicado 19/09/2019 às 20h30 Atualizado 24/02/2023 às 07h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

19 de setembro, quinta-feira. Faltam 103 dias para o fim de 2019.

Dia do Ortopedista.

Dia do Teatro.

Na coluna de hoje:

– OAB CAMPO MOURÃO

– CONVITES PARA A SESSÃO

– O PROJETO

– A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO

– DEBATE FUNDAMENTAL

– SOS RIOS

– CONSULTA PÚBLICA

– OBRAS COM ATRASO OU PARADAS

– ESTRADAS NA REGIÃO

– REGRAS ELEITORAIS

OAB CAMPO MOURÃO

Ontem estive na OAB Campo Mourão. Junto com o advogado César Moreno, participei da Semana do Advogado em Início de Carreira. O tema foi comunicação, conceitos e normas.

Fomos recebidos pelo presidente, advogado Renato Fernandes da Silva Júnior, colega de turma na Federal do Paraná do ministro Edson Fachin, e pelos jovens da Comissão dos Advogados em Início de Carreira, liderados pela Mayara da Silva e Sabrina Camargo.

Foi especialmente motivador ver o auditório da OAB lotado, por advogadas e advogados atentos, interessados no tema comunicação. Também saber que a CBN Maringá tem ouvintes em Campo Mourão. Cidade com quase 100 mil habitantes, muito bonita e ativa.

Detalhe: a visita teve como presente adicional chuva, boa chuva, e uma boa queda na temperatura. Vamos torcer para que essa chuva chegue hoje a Maringá.

CONVITES PARA A SESSÃO

O prefeito Ulisses Maia distribuiu convites para a sessão de hoje, na Câmara Municipal.

Anunciou que irá à Câmara Municipal entregar pessoalmente o projeto de lei complementar 137/2019, que transfere servidores do regime celetista para estatutário, atendendo a uma antiga reivindicação da categoria.

O prefeito estará na Câmara às 9h30 e, com certeza, o plenário deverá estar lotado. Não vou entrar no mérito do público que estará presente, que deverá ser formado por pessoas interessadas no projeto e apoiando a intenção do prefeito.

Por uma questão de justiça e coerência é preciso destacar a iniciativa do prefeito de anunciar antecipadamente a entrega de um projeto importante à Câmara Municipal. Isso é transparência, é o que se espera do prefeito. Que mantenha a Câmara e os vereadores bem informados sobre os projetos, que a população tenha ciência do que o Poder Executivo pretende fazer e está propondo para a cidade.

O PROJETO

O prefeito vai pedir aos vereadores que aprovem a inclusão de servidores celetistas no quadro geral de servidores estatutários.

Essa é uma medida que exige estudos jurídicos e de impacto financeiro para a Prefeitura, não apenas no curto prazo, mas, especialmente, no longo prazo.

Maringá tem dois fundos previdenciários, geridos pela Maringá Previdência. Um em melhores condições e outro sem reservas. A Prefeitura tem aportado, esse ano, cerca de R$ 9 milhões por mês à Maringá Previdência.

O próximo prefeito assumirá no dia 1º de janeiro de 2021 sabendo que terá que aportar, em quatro ano de mandato, cerca de R$ 550 milhões para a Maringá Previdência.

O projeto que os vereadores recebem hoje impactará na Maringá Previdência, durante pelo menos quatro ou cinco décadas.

A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO

Os vereadores receberão hoje na casa de lei de Maringá o prefeito, levando um projeto de lei que atende a uma promessa de campanha.

A proposta, que já mereceu uma importante e oportuna reportagem da CBN Maringá, precisa ser avaliada pelos vereadores. Eles representam a população, ou seja, aqueles que pagam a conta dos poderes municipais. Aqueles que precisam receber serviços públicos, melhorias e obras na cidade.

Cada despesa nova, cada compromisso novo do Poder Executivo interfere diretamente no tipo de cidade que os maringaenses terão no futuro.

Importante atender os servidores. A demanda deles é compreensível. Acredito que um grande número de pessoas gostaria de ser transformar de celetista em estatutário. Porém, há um cálculo a ser feito, levando em conta uma população inteira, os verdadeiros donos do poder, a quem os homens públicos devem por lei, por ética e juízo prestar contas dos seus atos.

Quando o vereador vota ele está assumindo uma responsabilidade com o seu eleitor e com todos os maringaenses. Ele está escrevendo com o seu voto as primeiras linhas do futuro da cidade.

DEBATE FUNDAMENTAL

O prefeito tem maioria na Câmara e tudo indica que há muita probabilidade de que os projetos que encaminha para a Câmara sejam aprovados.

A base do prefeito é grande, sólida, no Legislativo.

Resta saber como essa base se posicionará nesta votação e em outras que virão em relação aos interesses dos maringaenses, da população, do município, das contas do município, da saúde financeira e administrativa da Prefeitura nos próximos anos e décadas.

Ao final de 2004, a administração municipal precisou realizar grandes mudanças administrativas e de gestão para reencontrar o equilíbrio das contas públicas, para sair do déficit para o equilíbrio. Foram necessários três anos para reequilibrar as finanças.

Algumas decisões do passado são irreversíveis. Por exemplo, a previdência municipal.

O déficit originado no começo do regime geral de servidores estatutários continua gerando efeitos e isso continuará assim pelo menos pelos próximos 30 anos.

As decisões de hoje, aparentemente inocentes, podem trazer grandes prejuízos para os maringaenses e o município nos anos e décadas seguintes. Essa é a dimensão maior e exata da importância do voto de um, de cada um dos 15 vereadores.

SOS RIOS

Todos os dias, desde a semana passada, temos escrito e falado sobre a importância dos nossos rios. Há muito que fazer e com urgência, para preservá-los.

O lançamento de dejetos é um dos principais problemas. Ainda há muitas outras providências a exigir, a colocar em prática.

A água é essencial para a vida. Não é possível viver sem ela. Deveríamos todos estar muito mobilizados para cuidar e preservar os nossos rios e córregos. No entanto, há um notório descaso, generalizado, a respeito do assunto.

CONSULTA PÚBLICA

Acontece hoje, a partir das 13h30, no auditório Dona Etelvina, no Bloco 7 de Unicesumar, Consulta Pública sobre o Enquadramento dos corpos d’água das bacias do Piraponema.

O enquadramento é um importante instrumento de gestão de recursos hídricos, previsto na Lei Federal nº 9.433/97 e na Lei Estadual do Paraná nº 12.726/99; e corresponde ao estabelecimento de objetivos de qualidade a serem alcançados através de metas progressivas intermediárias e final de qualidade de água, tendo como referências básicas: a bacia hidrográfica como unidade de gestão e os usos preponderantes mais restritivos. Uma vez consolidado, o enquadramento subsidia o processo de concessão de outorgas e estudos sobre cobrança.

O processo de enquadramento no Paraná remonta ao início da década de 90, em que as informações sobre os usos e usuários eram bastante limitadas e poucos corpos d’água estavam nominados. A Resolução CONAMA vigente à época era a de nº 20/1986, que fixava metas e diretrizes para utilização do enquadramento como instrumento de planejamento. Assim, a grande maioria foi classificada como Classe 2. Após a Resolução CONAMA nº 357/2005, que dispõe sobre a classificação, enquadramento e condições para lançamento de efluentes, fez-se ainda mais necessário revisar os enquadramentos no estado, tendo em vista a evolução das condições de cada bacia hidrográfica e também os usos preponderantes de seus corpos d’água.

CERH/PR – Em 2017, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR) publicou a Resolução nº 101, recomendando aos Comitês de Bacia Hidrográfica que, a partir de 2040, considerassem apenas as classes Especial, 1, 2 e 3, em seus estudos relacionados ao enquadramento.

OBRAS COM ATRASO OU PARADAS

Temos acompanhado o atraso em obras do município. Alguns atrasos e até paralisações de obras já iniciadas, atraso no início de obras anunciadas.

O fim das obras do Terminal Urbano, que se esperava ocorresse em setembro, ficou para a segunda quinzena de novembro. Fica a dúvida: será?

As obras no contorno Sul foram retomadas, depois de seis meses de paralisação. Quem está nos bairros próximos tem verificado a continuidade dessa retomada?

As obras da duplicação dos viadutos do contorno norte, tão aguardadas, quando serão de fato iniciadas? A expectativa só não é maior do que a frustração com a demora das obras.

Há, também, informações de outras obras paradas, inclusive em escola. Uma delas, a Escola Silvino Dias, que estaria fechada desde fevereiro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Câmara tem 5 novos projetos sobre pets em avião; outras propostas estão engavetadas há 3 anos


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…

Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…