Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de julho de 2024

Goioerê revoga decreto e desobriga o uso de máscaras


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 16/03/2022 às 19h04 Atualizado 20/10/2022 às 15h52
Ouvir: 00:00
Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil

Um decreto municipal desobrigando o uso de máscaras, foi publicado nesta quarta-feira,16, no Diário Oficial do Município de Goioerê. Prefeito diz que medida se justifica pela queda no número de casos de Covid-19 na cidade.

Nessa terça-feira,15, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou um projeto de lei, de autoria do Governo do Estado, que desobriga a utilização de máscaras de proteção contra Covid-19 em território paranaense. O texto agora segue para sanção do governador Ratinho Júnior.

E na região, já tem prefeito flexibilizando o uso do acessório. Em Goioerê (a 160 quilômetros de Maringá), o chefe do Executivo Betinho Lima (PSD) assinou um decreto que revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade. O documento foi assinado na tarde de terça-feira, 15, e publicado nesta quarta-feira, 16, no Diário Oficial do Município.

Conforme o prefeito, a medida se justifica pela queda nos números da Covid-19. Atualmente, Goioerê tem apenas 16 casos ativos da doença. O aumento no número de casos proveniente do carnaval e que era esperado em diversas cidades não se confirmou, diz ele.

“Primeiro: não foi antecipar o Estado, o Estado teve uma votação ontem que foi a provada. Segundo: nossos casos aqui em Goioerê a dias que zeraram os casos. então nós flexibilizamos as máscaras para quem não quiser usar, quem quiser usar, fica a vontade. os positivados nossos são obrigados a usar. […] Estamos acompanhando os números, com saúde você não pode brincar. Tem que ter números na mão. os casos nossos vêm decaindo a cada dia […] e nós estamos com a vacinação muito avançada”.

Ainda de acordo com Lima, a Secretaria de Saúde seguirá monitorando o avanço da pandemia e, se necessário o decreto desobrigando o uso de máscaras poderá ser revogado. [ouça no áudio acima]

“é flexibilizado para locais abertos e também para lugares fechados. um exemplo: você vai num restaurante, é um lugar fechado, mas você vai ter que tirar a máscara para se alimentar. […] Se tiver uma nova cepa, uma nova variante, ou algo parecido, imediatamente vamos colocar outro decreto em cima para colocar o uso de máscara”.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação