Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de julho de 2024

Imagens mostram detalhes inéditos de um milímetro do cérebro humano


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 11/05/2024 às 08h39
Ouvir: 00:00
image-29-6
Foto: Google Research & Lichtman Lab (Harvard University). Renderings by D. Berger (Harvard University)

Em parceria com o Google Research, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram mapear um milimetro cúbico de tecido cerebral de um paciente com epilepsia. Apesar de o tamanho parecer minúsculo, é mais complexo do que se imagina: são 57 mil células, 230 milímetros de vasos sanguíneos e 150 milhões de sinapses, que foram agrupados em 1,4 mil terabytes de dados.

O grupo demorou uma década para concluir o trabalho, e os resultados são considerados a maior e mais detalhada reprodução do cérebro feita na história. O estudo foi publicado nessa sexta, 10, na revista Science.

A amostra foi colhida durante uma cirurgia e, posteriormente, os cientistas fixaram, coraram com metais pesados para acentuar todos os detalhes, a cobriram com resina e seccionaram em 5.019 fatias de 33,9 nanômetros de espessura.

Os pesquisadores usaram microscopia eletrônica de alto rendimento para analisar as amostras, e um algoritimo gerou a reconstrução 3D de quase todas as células e processos que estavam presentes.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação