Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

2018 na Câmara de Maringá


Por Zona Livre Publicado 27/12/2018 às 15h17 Atualizado 19/02/2023 às 12h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Neste ano a Câmara realizou parte de uma reforma que precisava ser realizada. A obra mexeu bastante com a rotina da casa, com o expediente reduzido das 8 às 14 horas, em boa parte do ano. Com o expediente menor e as obras, foram muitos os transtornos no Legislativo.

Em 2018, Câmara também realizou a contratação de segurança privada armada.

Uma das votações mais polêmicas foi sobre o fechamento dos supermercados e do comércio aos domingos. O projeto original foi alterado, aprovado e publicado. Porém várias liminares de entidades de representação empresarial impediram que a lei entrasse em vigor.
No mês de setembro, o Tribunal de Justiça do Paraná reconheceu legítimo um pedido da Fecomércio e considerou, por unanimidade, que a lei municipal era inconstitucional.

Outra lei polêmica aprovada foi a autorização para que o município instale câmeras de segurança nos centros de educação infantil (creches) e escolas. O Sismmar, sindicato dos servidores municipais, foi contra a instalação de câmeras nas salas de aula. Os dois vereadores do PT votaram contra o projeto (na época a professora Vilma, suplente de Mario Verri, e o Carlos Mariucci).

No fim do ano, o Executivo firmou protocolo de intenções com o BRDE, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, para aquisição de duas mil câmeras de segurança, implantando assim o projeto “Maringá mais Segura”. O total do financiamento pretendido pelo Município para aquisição das câmeras é de R$ 70 milhões.

A Câmara autorizou o município a contratar empréstimos que totalizam R$ 58 milhões para reforma e melhorias nos centros esportivos e na Vila Olímpica de Maringá.

Outra autorização importante da Câmara, neste ano, foi a autorização para compra de vagas nas creches particulares do município. A Secretaria de Educação pretende comprar cerca de duas mil vagas. Uma vez mais os dois vereadores do PT votaram contra.
A licitação para compra das vagas está em andamento.

Conforme já falamos recentemente, a Secretaria de Educação espera oferecer perto de 2.000 vagas e comprar mais 2.000 na rede privada. No total seriam oferecidas mais 4.000 vagas.

Nas eleições deste ano, dois vereadores se elegeram deputados estaduais. Homero Marchese (PROS) e Do Carmo (PSL). A sua na Assembleia Legislativa será no dia 1º de fevereiro de 2019. 

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

OMS alerta para o uso excessivo de antibióticos durante pandemia; conheça os riscos


Durante a pandemia, antibióticos foram usados de forma generalizada e excessiva em pacientes internados com covid-19, o que pode ter…


Durante a pandemia, antibióticos foram usados de forma generalizada e excessiva em pacientes internados com covid-19, o que pode ter…

Geral

Famato assina protocolo de combate a incêndios florestais


A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) aderiu a um protocolo de intenções destinado a reforçar as…


A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) aderiu a um protocolo de intenções destinado a reforçar as…