Fechar

+ Esportes

Esporte e lazer

Maringá tem 15 centros esportivos; saiba como usá-los

Publicado por Redação GMC, 08:41 - 03 de Agosto de 2018

A adesão às atividades oferecidas pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes (Sesp), nos 15 centros esportivos do município, alcançou a média de 85% na alta temporada de 2018 (quando as piscinas são usadas). Em março, das 10.827 vagas oferecidas em diversas atividades, mais de 8.600 foram preenchidas. Em alguns espaços, a média é ainda mais alta e ultrapassa os 90%.


A demanda elevada por atividades é motivada pela qualidade e gratuidade dos serviços. O coordenador dos Centros Esportivos, Celso Ricardi Biasi, explica que além de serem ministradas por técnicos qualificados, muitas modalidades têm custo alto no mercado. "O pilates, a natação e a hidroginástica são algumas das atividades mais procuradas", comenta.


Modalidades pouco populares, como badminton, atividade similar ao tênis que tem uma ′peteca′ no lugar da bola, kick boxing, arte marcial, e cambio, um tipo de vôlei adaptado, também são ministradas. Outros esportes bem conhecidos completam a lista, como o futebol, o futsal, o atletismo e muitos outros (relação completa no ′Saiba Mais′).


As modalidades e número de vagas oferecidas variam de acordo com a estrutura do espaço. A relação completa de aulas oferecidas e horários de cada centro está disponível aqui. As atividades contemplam todas as idades.


A matrícula nos espaços é realizada sempre no começo do ano, com exceção para para as atividades da piscina (natação, hidroginástica e recreação), quando as inscrições devem ser realizadas em setembro. No entanto, a comunidade pode comparecer nos centros ao longo do ano e iniciar as aulas em vagas remanescentes, ou entrar em filas de espera.


Empréstimos


Além das aulas programadas, os espaços esportivos também são aproveitados pela comunidade por meio da reserva de quadras poliesportivas. O serviço é totalmente gratuito e automatizado por meio do site da prefeitura (clique aqui). O calendário semanal de reserva é aberto sempre às 7 horas das terças-feiras. O empréstimo dos espaços não inclui materiais esportivos, como bolas e redes.


O esquema de reserva do complexo da Vila Olímpica é diferente. Para as quadras de areia, a solicitação deve ser feita pessoalmente na Secretaria de Esportes e Lazer (Avenida Duque de Caxias, 1368), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É permitida reserva de até um horário por CPF a cada semana.


Já a reserva dos ginásios Chico Neto e Valdir Pinheiro, do Estádio Regional Willie Davids, do Parque Aquático e do Velódromo devem ser realizadas via ofício. O deferimento varia de acordo com a intenção de uso e disponibilidade de data.


Perguntas e respostas


Maringá conta com quantos Centros Esportivos?


São 15 centros distribuídos entre área urbana e distritos (veja a relação completa). O centro esportivo do bairro Miosótis está fechado para reforma, enquanto os do Parque do Japão e Zona 5 estão com atividades reduzidas também em função de reforma.


Quais as atividades esportivas disponibilizadas nos centros?


As atividades variam de acordo com a estrutura dos espaços. Integram o cronograma natação infantil e para adultos, hidroginástica, ginástica de solo, ritmos, alongamento, futsal, pilates, recreação, atividades psicomotoras, iniciação esportiva, voleibol, vôlei câmbio (adaptado), treinamento funcional, kung fu, basquetebol, handebol, futebol, grupo de corrida, tênis de quadra, tênis de mesa, badminton, kick boxing, atletismo, karatê, capoeira, jump, grupo de caminhada e alongamentos.


Todas as aulas são ministradas por técnicos formados e especializados na área. A relação completa das atividades pode ser conferida aqui.


Como posso me inscrever?


As matrículas de todas as modalidades são abertas em janeiro. Há exceção apenas para as atividades da piscina (natação, hidroginástica e recreação), quando as inscrições devem ser realizadas em setembro. A temporada nas piscinas inicia em outubro e encerra em decorrência do clima.
O público alvo varia de acordo com a modalidade oferecida. As aulas abrangem população a partir dos cinco anos de idade, contemplando adolescentes, adultos e terceira idade.


Como posso reservar uma quadra?


As quadras nos espaços esportivos dos bairros são reservadas, exclusivamente, pelo portal de serviços do site da Prefeitura de Maringá. A opção ′Aluguel de quadras′ está disponível na sessão ′Emissão de Documentos′. Basta clicar em ′Solicitação de Espaços Públicos′ e selecionar o tipo de espaço ′Esportivo′. A partir da identificação do local é possível verificar as datas disponíveis.


O sistema para reservas da semana abre sempre às 7 horas da terça-feira. Materiais esportivos como rede, marcações de solo e bolas não estão incluídos na locação.


O esquema de reserva do complexo da Vila Olímpica é diferente. Para as quadras de areia, a solicitação deve ser feita pessoalmente na Secretaria de Esportes e Lazer (Avenida Duque de Caxias, 1368), de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. É permitida reserva de até um horário por CPF a cada semana.


A reserva dos ginásios Chico Neto e Valdir Pinheiro, do Estádio Regional Willie Davids, do Parque Aquático e do Velódromo devem ser realizadas via ofício, a ser encaminhado para a Sesp. O deferimento varia de acordo com a intenção do uso e disponibilidade de vaga.

Bloco de Imagem

O pilates está entre as modalidades mais procuradas. Foto: Vivian Silva/PMM

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo