Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Dupla maringaense é convocada para a seleção de rugby league


Por Chrystian Iglecias Publicado 23/07/2019 às 18h15 Atualizado 23/02/2023 às 14h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O rugby league é um esporte bastante novo no Brasil. Prova disso é que a Confederação Brasileira da modalidade acabou de completar um ano e realizou o primeiro campeonato nacional no ano passado. Derivado do rugby union, o mais tradicional, o rugby league possui algumas diferenças com relação ao modelo mais conhecido pelo público. Começando pelo número de atletas em cada equipe: enquanto o rugby tradicional tem 15 jogadores de cada lado, o league é jogado com nove ou 13 atletas em cada time.

Em 2021, será realizada 16ª Copa do Mundo de Rugby League, na Inglaterra. A seleção brasileira feminina fará sua primeira participação no Mundial, sendo também o primeiro país latino-americano a disputar a principal competição da modalidade. Em razão disto, a Confederação Brasileira de Rugby League (CBRL) divulgou uma lista com 23 jogadoras que devem ser a base da montagem da equipe para o Mundial de daqui a dois anos.

E entre as selecionadas estão as maringaenses Margrith Weiss, 31, e Giovanna Moura, 25, que atuam no time feminino de rugby union do Maringá Hawks. Em contato com o portal GMC Online, elas comemoraram a convocação e explicaram como o Hawks foi fundamental em suas formações.

“Foi por meio do Maringá Hawks que eu conheci o rugby, é o local onde treino e onde aprendi quase tudo que eu sei ao longo dos últimos 4 anos. Eu recebo bolsa atleta para representar Maringá nas competições de rugby, então o clube representa muito para mim, é a minha casa. A ansiedade está grande, por se tratar de uma modalidade nova e com regras um pouco diferentes tenho certeza que isso será um aprendizado e tanto, além de me desenvolver como atleta, quero trazer a modalidade para Maringá também”, afirmou Margrith.

“Fiquei realmente muito feliz. Quando surgiu a oportunidade de participar da seletiva do rugby league, eu pensei ‘meu, vamos tentar mais uma vez’. É um sonho participar de uma seleção nacional e de campeonatos fora do país, principalmente a Copa do Mundo que está vindo aí. O Maringá Hawks tem um peso muito grande na minha trajetória, foi onde comecei a jogar, e eles tiveram muita paciência para nos ensinar a jogar”, disse Giovanna.

O técnico da seleção é o inglês Matt Gardner. Ele possui ascendência brasileira e defendeu o Brasil nos jogos pan-americanos de Toronto, em 2015, e fez sucesso jogando na Super League inglesa. Gardner afirmou estar orgulhoso de ser o comandante de uma equipe que fará história como a primeira a representar o Brasil e a América Latina no Mundial de rugby league.

“Estou muito honrado de ter sido chamado para ser o treinador de um time que fará história. É um feito incrível para o Brasil estar na Copa do Mundo. E fico muito feliz que ela também será na Inglaterra”, comentou o treinador.

“É Importante salientar que essa é a lista das meninas que fizeram a seletiva e foram aprovadas, ainda teremos o Campeonato Brasileiro de 13s e iremos convocar ainda mais meninas pro grupo, oriundas dos campeonatos nacionais de 9s e 13s”, pontuou Hugo Froés, presidente da CBRL.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Paulo André assume diretoria de futebol do Cruzeiro prometendo reação após ‘grande fracasso’


Um dia após a despedida oficial de Pedro Martins, a caminho do Vasco, o Cruzeiro oficializou Paulo André interinamente na…


Um dia após a despedida oficial de Pedro Martins, a caminho do Vasco, o Cruzeiro oficializou Paulo André interinamente na…

Esportes

Técnico do Manchester United censura jornalistas em entrevista coletiva após críticas ao time


Pressionado pelos maus resultados, o técnico Erik ten Hag viveu momentos de tensão nesta sexta-feira, ao censurar alguns integrantes da…


Pressionado pelos maus resultados, o técnico Erik ten Hag viveu momentos de tensão nesta sexta-feira, ao censurar alguns integrantes da…