Fechar

Entretenimento

Curitiba

Palacete dos Leões recebe exposição do maringaense Paolo Ridolfi

Publicado por AEN, 10:51 - 25 de Julho de 2019

O Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões, em Curitiba, inaugura nesta quinta-feira (25) a exposição Pinturas Vazias - Paolo Ridolfi. Com curadoria de Mariana von Hartenthal, a mostra abre o calendário de mostras contempladas no Edital de Artes Visuais 2019-2020. O público pode conferir até 23 de agosto e a entrada é gratuita.


Nesta exposição, o artista, que é de Maringá, apresenta obras da série Pinturas Vazias, em que ele aprofunda a ideia de pintura pela pintura.



“Tenho pensado em alguns aspectos físicos da pintura, tais como peso, tamanho, forma, pressão e sobre como a tinta e o suporte se relacionam, como um age sobre o outro. Interessa-me o campo que a pintura ocupa e ocuparia, o limite algumas vezes sutil desde a matéria até onde a energia que dela emana alcança”, comenta Ridolfi.



O Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões faz regularmente convocatória pública para selecionar projetos expositivos que passam a integrar seu calendário de atividades.



“Há 14 anos o Espaço Cultural BRDE no Paraná mantém uma programação de exposições de arte contemporânea, recebendo propostas artísticas dos âmbitos local, regional e nacional, além de estabelecer parcerias com museus e outras instituições culturais”, explica a coordenadora do espaço, Rafaela Tasca.



Sobre o artista


Paolo Ridolfi nasceu em Maringá e iniciou sua carreira artística na década de 1980, em São Paulo. Desde então, realiza exposições individuais e coletivas em galerias e instituições culturais do país, entre as quais destacam-se O Estado da Arte (2010) e Experiências Contemporâneas (2009).


Críticos de arte e curadores como Agnaldo Farias, Arthur do Carmo, Fernando Cocchiarale, Leda Catunda e Mariana von Hartenthal já escreveram sobre o trabalho de Ridolfi. Sua obra integra acervos institucionais como o do Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e a Coleção Marcantônio Vilaça.


Sobre a curadoria


Mariana von Hartenthal é curadora e pesquisadora independente sediada em Lisboa. É doutora em História da Arte pela SMU (Dallas, EUA) e mestre em Museologia pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Foi bolsista de pós-doutorado no Instituto Moreira Salles e participou de diversos projetos em museus no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra.



Serviço


Exposição Pinturas Vazias - Paolo Ridolfi
Abertura: 25 de julho, às 19h
Período expositivo: 26 de julho a 23 de agosto de 2019
De terça a sexta-feira, das 12h30 às 18h30


Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570, Alto da Glória - Curitiba
Entrada gratuita


Bloco de Galeria
Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo