Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Palacete dos Leões recebe exposição do maringaense Paolo Ridolfi


Por AEN Publicado 25/07/2019 às 13h51 Atualizado 23/02/2023 às 15h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, inaugura nesta quinta-feira (25) a exposição Pinturas Vazias – Paolo Ridolfi. Com curadoria de Mariana von Hartenthal, a mostra abre o calendário de mostras contempladas no Edital de Artes Visuais 2019-2020. O público pode conferir até 23 de agosto e a entrada é gratuita.

Nesta exposição, o artista, que é de Maringá, apresenta obras da série Pinturas Vazias, em que ele aprofunda a ideia de pintura pela pintura.

“Tenho pensado em alguns aspectos físicos da pintura, tais como peso, tamanho, forma, pressão e sobre como a tinta e o suporte se relacionam, como um age sobre o outro. Interessa-me o campo que a pintura ocupa e ocuparia, o limite algumas vezes sutil desde a matéria até onde a energia que dela emana alcança”, comenta Ridolfi.

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões faz regularmente convocatória pública para selecionar projetos expositivos que passam a integrar seu calendário de atividades.

“Há 14 anos o Espaço Cultural BRDE no Paraná mantém uma programação de exposições de arte contemporânea, recebendo propostas artísticas dos âmbitos local, regional e nacional, além de estabelecer parcerias com museus e outras instituições culturais”, explica a coordenadora do espaço, Rafaela Tasca.

Sobre o artista

Paolo Ridolfi nasceu em Maringá e iniciou sua carreira artística na década de 1980, em São Paulo. Desde então, realiza exposições individuais e coletivas em galerias e instituições culturais do país, entre as quais destacam-se O Estado da Arte (2010) e Experiências Contemporâneas (2009).

Críticos de arte e curadores como Agnaldo Farias, Arthur do Carmo, Fernando Cocchiarale, Leda Catunda e Mariana von Hartenthal já escreveram sobre o trabalho de Ridolfi. Sua obra integra acervos institucionais como o do Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e a Coleção Marcantônio Vilaça.

Sobre a curadoria

Mariana von Hartenthal é curadora e pesquisadora independente sediada em Lisboa. É doutora em História da Arte pela SMU (Dallas, EUA) e mestre em Museologia pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Foi bolsista de pós-doutorado no Instituto Moreira Salles e participou de diversos projetos em museus no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Serviço

Exposição Pinturas Vazias – Paolo Ridolfi
Abertura: 25 de julho, às 19h
Período expositivo: 26 de julho a 23 de agosto de 2019
De terça a sexta-feira, das 12h30 às 18h30

Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba
Entrada gratuita

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação