Fechar

Maringá

gratuitos

Colégios de Maringá estão com inscrições abertas para cursos técnicos

Publicado por Redação GMC, 15:21 - 17 de Outubro de 2019

Os colégios estaduais do Paraná estão com inscrições abertas para cursos técnicos até o dia 25 de outubro. Os cursos são gratuitos, têm certificação emitida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e envolvem diversos eixos tecnológicos, como Administração, Agropecuária, Enfermagem, Formação de Docentes, Informática, Química, Edificações, Eletromecânica e Design, entre outros.


Em Maringá há oportunidades no período noturno e matutino. Na região tem vaga em Astorga, Mandaguari, Marialva e Sarandi. O endereço e contato das instituições de ensino pode ser encontrado por meio do sistema Consulta Escolas. Veja aqui. 


As formações são ofertadas nas modalidades integrado ao Ensino Médio, subsequente, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e especialização técnica.


Os cursos integrados, com duração de quatro anos, são destinados a estudantes que desejam ter uma formação profissionalizante em conjunto com o Ensino Médio, enquanto os subsequentes, que duram um ou dois anos, são destinados a alunos que já concluíram essa etapa de ensino. As formações técnicas na modalidade Proeja, com duração de três anos, têm como público-alvo alunos com mais de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e querem fazer o Ensino Médio com uma habilitação técnica junto.


Já as especializações são voltadas àqueles que já concluíram um curso técnico e desejam aprofundar seus conhecimentos.


Inscrições


Para se inscrever, é necessário ir até a instituição de ensino onde o curso ocorre. A opção de fazer a matrícula on-line, pela Área do Aluno, será disponibilizada apenas a alunos de continuidade, que já cursam uma formação técnica e desejam efetuar a rematrícula. Novos alunos precisam ir até as escolas.


Os documentos necessários para a inscrição são: fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista da rede privada; termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar e declaração de vacinação, para alunos até 18 anos. As fichas podem ser acessadas na Orientação Conjunta n. 07/2019 - DEDUC/DPGE.


A abertura de turmas e a matrícula serão efetivadas somente se houver o número mínimo de 35 interessados ao final do processo classificador. As aulas da rede estadual do Paraná em 2020 começam em 5 de fevereiro.


Por assessoria de imprensa


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação/Secretaria da Educação do Paraná

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo