Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Maringá tem quase 4 carros para cada 5 habitantes


Por Letícia Tristão Publicado 12/09/2018 às 19h58 Atualizado 18/02/2023 às 06h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá tem 0,77 veículos por habitante, o equivalente a quase 4 automóveis para cada cinco pessoas. O levantamento foi feito pela reportagem do Portal GMC Online, tendo como base a população estimada atualizada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a frota da cidade, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo o IBGE, a população de Maringá é estimada em 417.010 pessoas. Dado é referente à 1º de julho deste ano. Já a frota maringaense, conforme o Denatran, começou o sétimo mês do ano com 323.117 veículos.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur, o sistema viário da cidade privilegia o fluxo de veículos. “Apesar da quantidade de veículos, Maringá não tem registro de congestionamentos, com exceção da Avenida Colombo”, diz.

Além disso, o secretário defende que existe uma grande quantidade de estacionamentos. “Nenhuma outra cidade do porte de Maringá tem tantos estacionamentos. Praticamente todas as ruas da cidade permitem estacionar. Só o EstaR tem cinco mil vagas rotativas no Centro. Outros municípios do mesmo porte tiraram os estacionamentos do centro para liberar a circulação. Então isso influencia as pessoas a comprarem carros”, explica.

Para Purpur, o poder aquisitivo da cidade também possibilita maior número de carros. Com relação às maiores cidades do Paraná, Maringá só não tem mais habitantes por veículo que Curitiba. Na capital, são 0,80 carros por pessoa.

Em terceiro lugar está Cascavel (0,72, nesta base de comparação), seguido por Londrina (0,69) e Ponta Grossa (0,59).

Em todo o estado, são quase 7,5 milhões de carros para 11,3 milhões de habitantes, o equivalente a 0,65 veículos por habitante.

Mortes no trânsito

Desde o início do ano, foram registradas 31 mortes por acidentes de trânsito em Maringá, de acordo com dados da Semob. Para o secretário da pasta, esse número está relacionado com o bom fluxo proporcionado aos veículos da cidade.

“As ruas de Maringá são convidativas ao aumento da velocidade, o que ocasiona graves acidentes. Principalmente envolvendo motociclistas”, diz Purpur.
Das 31 mortes, 15 foram de motociclistas, conforme a Semob.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação