Fechar

Maringá

Trânsito

Maringá tem quase 4 carros para cada 5 habitantes

Publicado por Letícia Tristão, 16:58 - 12 de Setembro de 2018

Maringá tem 0,77 veículos por habitante, o equivalente a quase 4 automóveis para cada cinco pessoas. O levantamento foi feito pela reportagem do Portal GMC Online, tendo como base a população estimada atualizada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a frota da cidade, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).


Segundo o IBGE, a população de Maringá é estimada em 417.010 pessoas. Dado é referente à 1º de julho deste ano. Já a frota maringaense, conforme o Denatran, começou o sétimo mês do ano com 323.117 veículos.


De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur, o sistema viário da cidade privilegia o fluxo de veículos. “Apesar da quantidade de veículos, Maringá não tem registro de congestionamentos, com exceção da Avenida Colombo”, diz.


Além disso, o secretário defende que existe uma grande quantidade de estacionamentos. “Nenhuma outra cidade do porte de Maringá tem tantos estacionamentos. Praticamente todas as ruas da cidade permitem estacionar. Só o EstaR tem cinco mil vagas rotativas no Centro. Outros municípios do mesmo porte tiraram os estacionamentos do centro para liberar a circulação. Então isso influencia as pessoas a comprarem carros”, explica.

Para Purpur, o poder aquisitivo da cidade também possibilita maior número de carros. Com relação às maiores cidades do Paraná, Maringá só não tem mais habitantes por veículo que Curitiba. Na capital, são 0,80 carros por pessoa.


Em terceiro lugar está Cascavel (0,72, nesta base de comparação), seguido por Londrina (0,69) e Ponta Grossa (0,59).


Em todo o estado, são quase 7,5 milhões de carros para 11,3 milhões de habitantes, o equivalente a 0,65 veículos por habitante.


Mortes no trânsito


Desde o início do ano, foram registradas 31 mortes por acidentes de trânsito em Maringá, de acordo com dados da Semob. Para o secretário da pasta, esse número está relacionado com o bom fluxo proporcionado aos veículos da cidade.


“As ruas de Maringá são convidativas ao aumento da velocidade, o que ocasiona graves acidentes. Principalmente envolvendo motociclistas”, diz Purpur.
Das 31 mortes, 15 foram de motociclistas, conforme a Semob.

Bloco de Imagem

A cada cinco carros, existem quatro habitantes em Maringá. Fotos: arquivo/PMM

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo