Fechar

Maringá

Ação

Mutirão da saúde já atendeu 353 pacientes em Maringá

Publicado por Redação GMC , 16:29 - 28 de Janeiro de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação/PMM

Iniciado na última sexta (25), o mutirão de oftalmologia e ecocardiograma, realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, já atendeu 353 pessoas. A ação deve atender até sexta (01) mais de 300 pacientes agendados que aguardavam na fila de espera desde 2018. A secretaria deve continuar com mutirões nos próximos meses para zerar a fila de espera das especialidades. A prioridade são casos mais urgentes, que estão na lista de espera há mais tempo.



Os procedimentos de oftalmologia estão sendo realizados em cinco estabelecimentos: Benfica (20 pacientes), Seumed (45 pacientes), Clínica de olhos Ophtalmus (75 pacientes), Olher lentes de contato Maringá (242 pacientes) e Centro de Excelência em Oftalmologia (155 pacientes). Já os exames de ecocardiograma ocorrem no Hospital Municipal (100 pacientes). Ano passado, foram realizadas 84% das solicitações de consultas especializadas, restando 16% para atender.



A secretaria de Saúde trabalha acompanhando à real necessidade do usuário SUS com sistema online (dashboard). Porém, tudo começa pelo atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS). Depois de receber o diagnóstico pelo médico da família ou pelo clínico geral, o paciente aguarda a emissão da guia de consulta/exame. Na sequência, a central recebe a solicitação no sistema gestor e o procedimento é liberado conforme prioridade observada pelo médico (baixa, média ou alta). Após liberação, a UBS faz contato telefônico com o usuário para que retire a guia 15 dias antes do agendamento.


A forma online de trabalho é para minimizar o absenteísmo ambulatorial (o não comparecimento do paciente a um procedimento previamente agendado, sem nenhuma notificação). De acordo com a secretaria, 20% dos pacientes que aguardam nas filas de espera retiram a guia e não comparecem na data agendada, o que causa transtornos assistenciais, administrativos e financeiros.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo