Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

VÍDEO: relembre como era o Vale Azul Iate Clube


Por Nailena Faian, com projeto Maringá Histórica Publicado 03/05/2019 às 17h34 Atualizado 21/02/2023 às 10h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Calor pede piscina e, entre as décadas de 1980 a 1990, um dos clubes mais frequentados de Maringá era o Vale Azul Iate Clube, localizado na divisa da cidade com Sarandi. O local foi fundado em 1963 e ficava instalado no coração do loteamento de chácaras Aeroporto. Em parceria com o projeto Maringá Histórica, vamos contar a história desse local e relembrar as atrações (veja o vídeo acima).

Tanto o loteamento quanto o clube foram implementados pela empresa Promoção e Vendas Maringá, a Promag. O Vale Azul Iate Clube ficava em uma área de seis alqueires e os empreendedores da obra foram Gilvane Ferraz, Romão Poli Filho e o advogado Ricarte de Freitas.

O espaço contava com piscinas olímpicas e infantis, tobogãs, trampolim, campos de futebol, quiosques e espaços para eventos. Também havia uma represa, muito utilizada nas décadas de 1980 e 1990, onde muitos sócios utilizavam para nadar e andar de jestki. Por conta disso, ocorreram acidentes no local e, segundo o Maringá Histórica, muitas pessoas acabaram morrendo afogadas.

A barragem que represava o lago chegou a se romper várias vezes e, na última ocasião, fez com que as águas do Ribeirão Pinguim acabassem com diversos pesqueiros que ficavam nessa região.

De acordo com o Maringá Histórica, em maio de 1994, a América do Sul Planejamento e Marketing junto com o Grêmio de Esportes Maringá propôs transformar o Vale Azul em um dos maiores clubes do Brasil.

“Para isso, apresentou um programa de melhorias, como asfalto no entorno, instalação de catracas eletrônicas, bar molhado, entre outros quesitos. Na época, o presidente do Grêmio Maringá era o dr. Carlos Eduardo Saboia. Junto com a América do Sul, propuseram a ideia de que também o Vale Azul se transformasse no centro de treinamento do time na cidade”, explica, no vídeo, Miguel Fernando Perez Silva, responsável pelo projeto Maringá Histórica e secretário de Cultura de Maringá.

De acordo com ele, não se sabe até que data o Vale Azul funcionou. O que se sabe é que nos anos 2000 o clube contava com 600 sócios, sendo que 290 frequentavam o local assiduamente. 

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação