Covid-19: População precisa procurar unidades para tomar a 2ª dose, reforça secretário

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR) atualizados nesta sexta-feira, 28, mostram que Maringá já recebeu 132,2 mil primeiras doses de vacina contra a Covid-19 distribuídas pelo Governo do Estado. Dessas, 114,8 mil (86,9%) já foram aplicadas. Com relação à segunda dose, a cidade recebeu 56,7 mil, sendo que 82,5% foram aplicadas, o que representa 46,8 mil maringaenses imunizados.
Os dados não diferem quem está aguardando o intervalo entre as doses, portanto não significa que essas doses restantes estejam necessariamente atrasadas. Mas a procura nas unidades de saúde pela 2ª dose precisa ser maior, diz o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
- Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.
Segundo ele, completar o esquema de vacinação é essencial para garantir a eficácia da vacina. O apelo é para que as pessoas se atentem ao dia de tomar o reforço e procurem as unidades. “A gente tem que reforçar para toda população que a 2ª dose completa a imunização. Então ela é essencial. Existe uma porcentagem da população que não foi buscar sua 2ª dose, ela está garantida na Secretaria de Saúde, então pedimos com clamor para que venham. Pedimos encarecidamente para que venham tomar a dose no dia certo”, explicou.
O secretário explica que a vacina contra a Covid-19 não impede a pessoa de pegar a doença, mas reduz as reações e sintomas graves. A informação divulgada pelo município nesta sexta-feira, 28, é que a campanha de imunização para 2ª dose deve ser reforçada neste fim de semana.
A Prefeitura de Maringá informou que neste sábado, 29, a Secretaria de Saúde vai aplicar somente a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Será das 8h às 14h, na UBS Vila Operária.
