Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Fábrica centenária será uma das mais modernas, diz GM


Por Agência Estado Publicado 08/08/2021 às 15h00 Atualizado 20/10/2022 às 13h40
Ouvir: 00:00

Robôs embalados e uma cratera com 96 metros de comprimento, 12 m de largura e 7 m de profundidade em meio à linha de montagem da fábrica da General Motors de São Caetano do Sul, no ABC paulista, indicam as mudanças pelas quais a fábrica passa para produzir a nova Montana, picape global inédita que será produzida primeiro no Brasil.
A GM aproveitou o momento de falta de semicondutores para realizar a obra que, de qualquer forma, exigiria a parada da produção. São 4 mil m² de novas instalações que incluem 93 robôs de solda importados do Japão. Eles vão se juntar a outros 658 do setor de funilaria já em operação, vários instalados no ano passado para a produção do SUV Tracker.

A principal novidade da reforma, uma das maiores na história da fábrica de mais de 90 anos, é a instalação de uma prensa High Speed, a primeira com essa tecnologia nas Américas, informa Michel Malka, diretor executivo da fábrica de São Caetano e de Mogi das Cruzes. “Até agora esse tipo de prensa só está em operação na China.” O equipamento gigantesco foi desenvolvido pela Schuller alemã junto com a filial brasileira. Segundo Malka, a nova prensa tem capacidade para estampar 26 mil peças ao dia – portas, laterais, capô e tampa traseira. A que está em uso faz 12 mil.

“A nova prensa funciona por acionamento inteligente e, além de maior produtividade, garante mais qualidade e consome 55% menos energia”, informa Malka. Na semana passada ele acompanhou um “tour” da reportagem à linha de produção da fábrica que esteve fechada para visitas da imprensa nos últimos dois anos.

Novo conceito

A nova prensa será instalada na cratera que foi aberta em área que antes abrigava um armazém de peças e maquinários. O executivo explica que a fábrica de carros, a mais antiga no País, está espremida entre uma linha férrea, um viaduto, um rio e a mais importante avenida da cidade, a Goiás, e não tem como crescer em área, “só para cima ou para baixo”.

Para transformá-la em uma planta competitiva mundialmente, a GM criou um novo conceito que, segundo Malka, será exportado para outras unidades do grupo. “Já existe o greenfield (quando a fábrica começa do zero) e o brownfield (quando a área da fábrica é ampliada) e agora criamos o goldenfield, que é transformar uma planta antiga em uma das mais modernas do grupo, dentro das mesmas paredes.”

A linha atual e a nova vão operar em paralelo. A fábrica continuará a produzir o Onix Joy na versão de 2012 que antes dividia espaço com a velha Montana. A linha nova fará o Tracker e a geração inédita da Montana, que chegará ao mercado no fim de 2022. Ela é a grande aposta da GM para enfrentar as picapes Fiat Toro e Strada, principais responsáveis pelo aumento das vendas da marca que tirou a liderança da GM.

Outra novidade é um carrinho autônomo, o ATU (do inglês Automated Tugger Unit) que puxa vários “vagões” de peças de grande porte em longas distâncias para distribuí-las pela fábrica. Ele é diferente dos AGVs (Automated Guide Vehicle), que são pequenos robôs autoguiados que conduzem peças pequenas na linha de produção e são usados por várias empresas. Segundo Malka, o autônomo foi desenvolvido a baixo custo pela própria GM brasileira, está em fase de testes e há outras filiais internacionais do grupo interessadas no projeto.

A reforma total será concluída em um ano. A última grande obra na planta ocorreu em 2012 e 2013, para a produção dos modelos Cobalt, Cruze e Spin, os dois primeiros já fora de linha no País. Na ocasião também foi aberta uma cratera para instalar a prensa que opera hoje. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Como exemplo de Santos pode inspirar São Paulo contra queda de árvores e apagões


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…

Geral

Retiro dos artistas lança ‘vaquinha’ para custear presentes de Natal a seus moradores


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…

Geral

Após MPTCE pedir suspensão da renovação da concessão, Enel diz cumprir com obrigações


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…