Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Fé e esperança por dias melhores na entrega do Bolo de Santo Antônio em Maringá


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 13/06/2021 às 15h30 Atualizado 25/02/2023 às 13h20
Ouvir: 00:00
Fé e esperança por dias melhores na entrega do Bolo de Santo Antônio em MaringáF
Entrega do Bolo de Santo Antônio em Maringá. Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

No ano passado, a pandemia atrapalhou a realização da tradicional festa de Santo Antônio em Maringá. Mas este ano, os voluntários adaptaram para o formato drive-thru a entrega dos pedaços do tradicional Bolo de Santo Antônio. A produção do bolo começou na terça-feira. Mais de 60 voluntários estão envolvidos na produção e entrega do bolo.

Foram 80 metros de bolo, com 3,5 mil medalhinhas de Santo Antônio dentro, explica a coordenadora da produção do bolo de Santo Antônio, Andreia Matos. Todos os 12 mil pedaços foram vendidos ainda durante a semana. E a entrega foi nesse domingo, 13, em uma tenda montada em frente à Paróquia Santo Antônio de Pádua.

“Começamos na terça-feira, é a primeira vez que fazemos drive-thru. São 80 metros de bolo, 12 mil pedaços, 3,5 mil medalinhas de aço, dez de prata e três de ouro. A importância dessa tradição é a fé da pessoa, as graças que as pessoas recebem”, conta.

Fé e esperança por dias melhores na entrega do Bolo de Santo Antônio em Maringá
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Junto com o bolo, a população ganhava os pães abençoados de Santo Antônio. O Ricardo Sander aprovou a ideia do drive-thru. “Achei a excelente a ideia, inteligente, e segura”, disse.

A família da Daniela Gomes é devota de Santo Antônio e buscar o bolo é tradição. “Todo ano buscamos o bolo. Meu irmão nasceu no dia de hoje, então nossa família é bem devota”, explica.

Na casa da Tassi de Andrade, também. E a esperança de achar a medalhinha é por dias melhores. “Todo ano a gente vem, é tradição de família. Já achei a medalinha várias vezes. Casar a gente já casou, agora é a esperança de dias melhores”, frisa.

Santo Antônio é um dos mais populares da Igreja Católica. Além de ser conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio é modelo de fé e amor ao próximo, como explica o coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos da paróquia, Eduardo Pompeo. Segundo ele, o drive-thru para a entrega dos bolos é uma esperança de que tudo melhore no ano que vem.

“É uma tradição muito importante e essa festa, sem dúvidas, é uma das maiores da região. No ano passado tivemos uma frustração muito grande por causa da pandemia, e não conseguimos nem fazer a festa, nem o bolo. E neste ano, com a graça de Deus e intercessão de Santo Antônio, conseguimos fazer pelo menos o bolo. É um alívio para nós e significa uma luz no fim do túnel para que, quem sabe, no próximo ano possamos voltar a ter a festa”, explica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação