Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Vendas do varejo sobem 3,0% no 2º trimestre ante 1º trimestre, mostra IBGE


Por Agência Estado Publicado 11/08/2021 às 13h24 Atualizado 20/10/2022 às 13h56
Ouvir: 00:00

Com a queda de 1,7% em junho ante maio, as vendas do varejo restrito fecharam o segundo trimestre com alta de 3,0% ante os três primeiros meses deste ano. O movimento foi de recuperação, já que, no primeiro trimestre, houve uma queda de 4,4% sobre o quarto trimestre de 2020, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, as vendas do varejo restrito fecharam o primeiro semestre com queda de 2,7% ante o segundo semestre de 2020. Na segunda metade do ano passado, as vendas saltaram 10,3% ante o primeiro semestre, num movimento de recuperação após o fundo do poço da crise causada pela covid-19.

Segundo Cristiano Santos, gerente da PMC, o primeiro semestre de 2021, de certa forma, “espelhou”, em menor magnitude, o cenário de 2020, quando a primeira metade do ano teve desempenho abaixo do segundo semestre de 2019.

Já as vendas do varejo ampliado, que incluem também os segmentos de veículos e materiais de construção, fecharam o segundo trimestre com alta também de 3,0% sobre os três primeiros meses do ano. O desempenho se seguiu a uma queda de 3,5% sobre o quarto trimestre de 2020.

Revisões

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em maio ante abril, de uma alta de 1,4% para uma elevação de 2,7%. A variação de abril ante março foi moderada de um salto de 4,9% para um avanço de 2,5%.

As revisões anunciadas na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) também melhoraram o desempenho de março. As vendas do varejo restrito passaram de uma queda de 3,0% sobre fevereiro para um recuo de 1,4%.

No varejo ampliado, a taxa de maio ante abril foi revisada de um avanço de 3,8% para um avanço de 3,2%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…