Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de outubro de 2024

Maringá: Ambulatório Pós-covid-19 atendeu 138 pacientes em um mês


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 11/08/2021 às 17h23 Atualizado 20/10/2022 às 13h57
Ouvir: 00:00
Foto: Thiago Louzada/PMM

O Ambulatório Pós-Covid-19 é uma parceria do município de Maringá com as universidades UEM, Unicesumar e Uningá. O serviço completou um mês em atividade.

Na Unicesumar, o Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde já estava trabalhando com pacientes obesos com sequelas da Covid-19 antes disso.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

É que o laboratório ganhou um edital da Fundação Araucária, no valor de R$ 296 mil, diz o coordenador Braulio Henrique Magnani Branco. “Saiu um edital, que são de programas para o SUS. Mandamos esse projeto de recuperação pós-covid, mas nosso objetivo era trabalhar com recuperação de obesos pós-covid, pois nosso laboratório é focado no tratamento da obesidade e sabemos que a Covid-19 se agrava com as comorbidades. Nós ganhamos o maior edital entre as universidades do Paraná”, explicou.

As sequelas mais comuns da Covid-19 são a perda de paladar, olfato e massa muscular. Os atendimentos são multidisciplinares. “Os pacientes apresentam algumas sequelas, como perda do olfato, do paladar, mudanças emocionais, outros apresentam depressão, compulsão alimentar. Temos também problemas relacionados a parte física, como a perda da massa muscular, então pessoas que ficaram vários dias internadas perdem equilíbrio, força, de realizar atividades do dia a dia, algumas até a capacidade de trabalhar”, disse.

Em um mês de atendimento, o ambulatório recebeu 138 pacientes, diz o secretário de Saúde Marcelo Puzzi. O secretário explica qual é o caminho para receber o atendimento no Ambulatório Pós-Covid. “Nós já avançamos nos últimos 30 dias. Precisamos lembrar que esses pacientes não têm apenas uma consulta, são atendimentos contínuos e integrais, com médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outras funcionalidades. Criamos esse programa com as universidades que nos trouxe uma grande referência em atendimento pós-covid não só em Maringá, mas em todo o Paraná”, afirmou.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação