Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de outubro de 2024

De Maringá para o mundo: Bruna Brasil assina contrato com o UFC


Por Iasmim Calixto Publicado 17/09/2022 às 11h06 Atualizado 20/10/2022 às 17h52
Ouvir: 00:00
Foto: Instagram/Reprodução

A lutadora de MMA (Mixed Martial Arts) Bruna Brasil assinou contrato com o UFC (Ultimate Fight Championship) na última terça-feira, 13.

Bruna, de 29 anos, é natural de Paranavaí (75 km de Maringá). Desde criança, sempre foi muito aficionada por esportes. Ainda pequena, começou a praticar futebol, onde chegou a jogar por um time feminino de Foz do Iguaçu.

Entretanto, a carreira no futebol acabou não dando certo. Afinal de contas, à época, as condições dos times femininos não eram as melhores, e a jovem atleta teve que voltar para casa.

Carreira começou em Maringá

Aos 19 anos, mudou-se para Maringá após ingressar na faculdade para cursar ciências contábeis. Enquanto estudava e trabalhava na Cidade Canção, a jovem, que sempre foi apaixonada por esportes, procurou outra atividade que pudesse fazer parte da sua rotina – e orçamento também.

Desse modo, ela acabou conhecendo o kickboxing com o mestre Meneguelli, onde treinava ao ar livre, em uma praça. A luta era uma alternativa acessível para a jovem que aos 19 anos tinha muitas responsabilidades, como pagar o aluguel e a faculdade.

Não demorou muito para que Bruna começasse a se destacar no esporte. Em pouco tempo, a atleta já ministrava aulas e estreava em competições na região. Naquele período, o curitibano Anderson Silva era o atual campeão do UFC e a lutadora Ronda Rousey estava no auge de sua carreira. O MMA era uma verdadeira febre.

Foto: Instagram/Reprodução

“Comecei a treinar em uma praça de Maringá com o mestre Meneguelli […] e foi onde eu comecei a trilhar o caminho das lutas. Comecei a competir depois de três meses de começar a treinar e me destaquei no kickboxing, na modalidade K1, onde fui campeã paranaense e brasileira”, conta a lutadora.

A estreia profissional de Bruna nos ringues foi em 2014. Sua primeira luta foi marcada por uma derrota, que virou a chave em sua carreira. A partir dessa experiência, a lutadora passou a treinar novas técnicas e artes marciais.

Em 2019, aos 26 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi convidada pelo lutador Gilliard Paraná a integrar a equipe PRVT. Trabalhava, treinava e lutava para se manter na equipe. Morava em um alojamento na favela do Cubango, em Niterói.

RELEMBRE – MMA: Atleta de Maringá treinará na maior equipe feminina do mundo

“Depois que eu fui pro Rio de Janeiro, acabei passando por muitos perrengues lá, mas sempre mantive o foco, treinando e me dedicando bastante. Vendia empadinha na rua, trabalhava aos finais de semana e treinava todos os dias para fazer minha reestreia no MMA. Graças a Deus eu tive uma grande reestreia, tive um nocaute no terceiro round, foi uma grande luta, e foi onde eu comecei engrenar ainda mais minha carreira.”, diz.

Contender Series

Com a pandemia do coronavírus em 2020, Bruna teve que fazer mudanças em sua vida. Mudou-se para o Guarajá (SP) com a preparadora física e companheira Vanessa Messina. Na cidade litorânea paulista, continuou treinando e lutando em algumas competições, quando em maio deste ano recebeu o convite para participar do Contender Series, programa liderado por Dana White, presidente do UFC.

Foto: Instagram/Reprodução

Depois de assinar o contrato com o Contender Series, Bruna começou a se preparar para a luta que daria a chance da paranaense de ir para Las Vegas, nos Estados Unidos, assinar o contrato com o UFC, caso levasse a vitória.

“Depois que recebi o contrato do Contender Series foi uma alegria imensa. Algo que tanto buscava. Mas depois disso já vieram outras etapas. A etapa da preparação física e a etapa financeira, de conseguir verba para ir para os Estados Unidos. Então começamos a fazer rifas, ir atrás de patrocinadores para apoiar. Depois, na etapa de treinamento, em que eu fui pra São Paulo. Fazia metade do treino no Guarujá e a outra metade em São Paulo. Ou seja, foi uma correria, foi um trabalho muito árduo.”

Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

A persistência de Bruna em sua carreira no mundo da luta a levou para Las Vegas para realizar a luta que daria a chance da paranaense de ter um contrato assinado com o UFC.

Nocaute!

Foi no episódio veiculado na última terça-feira, 13, do Contender Series, que Bruna deu o passo que tanto almejava. Assim, em luta contra a americana Marnic Mann, a menina que saiu de Paranavaí ainda jovem conseguiu um nocaute no segundo round, após um chute preciso na cabeça da adversária – ASSISTA ABAIXO.

Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

Depois da vitória no ringue, outra vitória veio em seguida: Bruna assinou seu contrato para realizar sua primeira luta no Ultimate Fight Championship. Além disso, a performance da brasileira foi tão grandiosa, que Dana White classificou como “o maior nocaute feminino da história do Contender Series.

“Consegui marcar meu nome na história no Contender, como o nocaute feminino mais bonito do programa. Eu estou muito feliz com tudo isso, acho que nada acontece por acaso. Deus me deu muita força para chegar até aqui, porquê não é fácil a gente acreditar em um sonho que parece tão distante e batalhar tanto. Depois da confirmação [do contrato com o UFC] eu tive uma sensação de alívio imenso de que eu consegui o que eu tanto busquei desde o dia que eu saí da minha casa em Maringá, vendi todos os meus móveis e fui para o Rio de Janeiro começar uma nova vida, uma nova história. Tudo isso valeu a pena”, diz Bruna, emocionada.

Assista abaixo o nocaute e a reação de Bruna Brasil ao saber que assinaria com o UFC

A estreia de Bruna no UFC ainda não tem data marcada, nem adversária definida. Porém, a sua primeira luta deve acontecer em breve na categoria peso-palha, conforme definir a organização da empresa de Dana White.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Toyota volta à Fórmula 1 após 15 anos em parceria técnica com a equipe Haas


A Toyota está de volta à Fórmula 1 após 15 anos de ausência. A fabricante japonesa assinou contrato de parceria…


A Toyota está de volta à Fórmula 1 após 15 anos de ausência. A fabricante japonesa assinou contrato de parceria…

Esportes

Atlético-MG confirma lesão muscular de Rubens e fica sem laterais-esquerdos para ‘decisões’


O técnico Gabriel Milito ganhou um grande problema no Atlético-MG na preparação para o duelo de volta da semifinal da…


O técnico Gabriel Milito ganhou um grande problema no Atlético-MG na preparação para o duelo de volta da semifinal da…

Esportes

GP de São Paulo de F-1 fará homenagem a Senna com McLaren histórica em Interlagos


A organização do GP de São Paulo de Fórmula 1 também vai homenagear Ayrton Senna, cuja morte completou 30 anos…


A organização do GP de São Paulo de Fórmula 1 também vai homenagear Ayrton Senna, cuja morte completou 30 anos…