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17 de dezembro de 2025

Moradores reclamam de lotação na UPA Zona Sul, em Maringá


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 02/05/2022 às 21h48 Atualizado 20/10/2022 às 20h40
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Moradores reclamam de lotação na UPA Zona Sul, em Maringá
Moradores reclamam de lotação na UPA Zona Sul. Foto: Victor Ramalho/CBN Maringá

Moradores mandaram mensagens para o WhatsApp da reportagem reclamando da demora no atendimento na UPA Zona Sul, em Maringá. Haviam relatos de pessoas que esperaram horas na fila apenas para passar pela triagem. A reportagem foi ao local na tarde desta segunda-feira, 2.

O Arthur Alves estava dor de cabeça e dor no corpo. Acreditava se tratar de dengue. Ele conta que chegou ao local às 9h em busca de atendimento, mas só conseguiu passar pela triagem inicial no começo da tarde. “Desde às 9h e todo muito com a mesma pulseira, mesma preferência, e ninguém sendo chamado e atendido. [Estou] com muita dor de cabeça, dor corporal, enjoo, acho que seria dengue. Todo mundo aqui está sentindo também. Já passei pela triagem, mas fiquei sabendo que depois de passar pela triagem pode demorar até mais cinco horas”, conta.

Outras pessoas que aguardavam atendimento apresentavam sintomas parecidos. A Letícia Alves foi ao local em busca de atendimento para a filha, que estava com febre. Ela chegou na UPA no começo da tarde, mas já havia sido informada que o atendimento poderia demorar. “Ela passou para triagem, está com febre alta. E eles disseram que vai demorar bastante, que se caso não baixar a febre para avisar no atendimento”, disse.

O Luiz Antônio da Silva não estava com sintomas de dengue, mas procurou a UPA Zona Sul pela manhã, com o pé machucado. Até o período em que a reportagem esteve lá, também não conseguiu ser atendido. “Estou desde às 9h30, meu pé está machucado, vim aqui para passar no médico e até agora nada. Passei na triagem 13h, agora já são 15h30”, relatou.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Maringá se manifestou por meio de nota, informando se tratar de “um período de muita pressão sobre os sistemas de saúde, tanto públicos como particulares”. Na mesma nota, a Prefeitura informa ainda que “cerca de 70% das consultas nas UPAs não são urgentes” e podem ser “resolvidas nas UBSs”. O Executivo finaliza a nota alertando que as UPAs só devem ser procuradas em casos de “urgência e emergência”.

Leia a nota da Prefeitura de Maringá na íntegra:

“Estamos passando por um período de muita pressão sobre os sistemas de saúde, tanto públicos como particulares. Não só em Maringá quanto no Paraná e no Brasil. A Secretaria de Saúde de Maringá aumentou o serviço pediátrico abrindo o atendimento na Zona Sul. Estamos ampliando o atendimento pediátrico na Zona Norte. Contratamos médicos credenciados e o PSS para novas contratações está na fase final. Alertamos que as UPAs são unidades de urgência e emergência. Casos diversos destes devem ser resolvidos nas UBSs. Infelizmente, cerca de 70% das consultas nas UPAs não são urgentes. As maiores procuras são por infecção urinária, vômitos e diarreia sem causas específicas, suspeita leve de dengue, doenças respiratórias, dores musculares, renovação de receita e doenças crônicas de longa data. É preciso que a população se atente às finalidades das UPAs e UBSs.”

Quando procurar uma UPA?

As UPAS atuam com urgência e a emergência dos hospitais do SUS. A preferência é para prestação de atendimento de média complexidade, problemas cardíacos, pressão alta e febre alta, cortes, infarto, derrame, falta de ar intenso (dispneia), queimadura, quedas, afogamento, picada ou mordida de animais venenosos.

Quando procurar uma UBS

As Unidades Básicas de Saúde (UBS)*, que muitos conhecem como postinhos de saúde, são direcionadas aos atendimentos gratuitos voltados à saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso. Lá são realizadas consultas de rotina, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, unha encravada, dor de ouvido, dor na coluna, febre baixa, vômito e diarreia, injeções, curativos, retirada de pontos, renovação de receitas, trocas de sondas, nebulização, pré-natal, acompanhamento de hipertensão e diabetes, troca de receitas, entre outros.

O que fazer quando tiver sintomas leves de dengue?

A UBS Pinheiros tem uma ala exclusiva para atender pessoas com sintomas de dengue que não são de urgência e emergência. Esse processo é conhecido como “Sentinela”. Em outra ala, a UBS continua realizando os atendimentos normais. A UBS Sentinela funciona entre 7 e 23 horas. Outros atendimentos da UBS Pinheiros são até as 21 horas.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

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